Ipead/UFMG: Pretensão de compra para o Dia das Crianças em 2022 tem índice menor do que em 2021

Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), a pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Dia das Crianças, aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC BH), avaliou as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. O resultado mostrou que 44,29% dos entrevistados pretendem presentear alguma criança no próximo dia 12 de outubro, sendo esse percentual inferior ao apurado em 2021.

Entre os consumidores que pretendem presentear, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está superior ao ano passado, aumento de 0,73%. O valor médio apurado ficou em R$55,14 neste ano, enquanto em 2021 o valor foi de R$54,73. A faixa de valor para presentes “De R$31 a R$50” foi a mais citada, representando 35,71% dos consumidores que pretendem presentear este ano. A pesquisa também mostrou que 33,33% dos consumidores que pretendem presentear anunciaram que gastarão, neste ano, valor igual ao que gastaram no ano passado. Também houve a elevação no número de pessoas que pretendem gastar valor superior em relação a 2021 (30,95%). Os estudos completos podem ser encontrados no site do Ipead.

Essa pesquisa é realizada uma vez ao ano, no mês de setembro, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC BH, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Dia das Crianças permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros. As pesquisas foram realizadas de forma presencial.

Custo de vida e cesta básica

O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou queda de 0,24% no mês de setembro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as quedas de 3,10% para Alimentos elaboração primária e 2,13% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU. No sentido oposto, destacam-se as altas de 5,34% para Alimentos in natura, 4,71% para Bebidas em bares e restaurantes, 1,48% para Encargos e manutenção e 1,09% para Alimentação em restaurante.

O produto de maior contribuição para o recuo no custo de vida em setembro foi a Gasolina Comum, com queda de 7,39% no mês. A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 7,39%.O custo da cesta básica apresentou avanço em setembro de 1,64%, custando R$678,08, equivalente a 55,95% do salário mínimo. Os principais responsáveis por esse aumento foram a Banana Caturra (19,17%), Tomate (7,88%) e a Batata inglesa (12,08%).

Índice de Confiança do Consumidor (ICC)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é composto pelo Índice de Expectativa Econômica (IEE) e pelo Índice de Expectativa Econômica (IEE). O ICC referente ao mês de setembro aumentou para 38,74 pontos, uma alta de 1,97% na comparação com o mês de agosto de 2022. O IEE apresentou alta de 1,40% em comparação com o valor do mês anterior, influenciado pelo aumento na percepção dos consumidores sobre o item Inflação. Já o IEF apresentou alta em comparação com o mês de agosto, 2,33%, sendo o item Situação Financeira da Família em Relação ao Passado o que apresentou a maior alta do setor (6,30%).O item Inflação registrou a maior alta com 7,52%. O Emprego registrou a maior queda em relação ao mês anterior (1,51%). Entre os consumidores que pretendem adquirir bens e serviços nos próximos três meses, os maiores destaques foram: Vestuário e calçados (20,48%) e Turismo (8,57%).

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG – Publicado em 07/10/2022.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, Pretensão de Compra and tagged .