Divulgação dos índices do mês setembro/22 + Pesquisa Pretensão de compra Dia das Crianças – Fundação IPEAD/UFMG

O IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG divulga, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de setembro de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, apresentou queda de 0,24% no mês de setembro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as quedas de 3,10% para Alimentos elaboração primária e 2,13% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU. No sentido oposto, destacam-se as altas de 5,34% para Alimentos in natura, 4,71% para Bebidas em bares e restaurantes, 1,48% para Encargos e manutenção e 1,09% para Alimentação em restaurante.

– O produto de maior contribuição para o recuo no custo de vida em setembro foi a Gasolina Comum, com queda de 7,39% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 7,39%.

– O custo da cesta básica apresentou avanço em setembro de 1,64%, custando R$ 678,08. Os principais responsáveis por esse aumento foram a Banana Caturra (19,17%)Tomate (7,88%) e a Batata inglesa (12,08%).

– A taxa Selic continua em 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 20 e 21 de setembro de 2022.

 A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de setembro apresentaram queda ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de setembro, 38,74 pontos apresentando alta de 1,97%.

– Em relação à pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Dia das Crianças44,29% dos entrevistados pretendem presentear alguma criança no próximo dia 12 de outubro, percentual inferior ao apurado em 2021.

– O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está superior ao do ano passado, aumento de 0,73%, sendo o valor médio apurado igual a R$ 55,14 neste ano.

– Destaca-se que a faixa de valor para presentes “De R$ 31,00 a R$ 50,00” foi a mais citada, representando 35,71% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802
www.ipead.face.ufmg.br

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