Divulgação dos índices do mês agosto/22 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de agosto de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, apresentou uma queda de 1,09% no mês de agosto. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as quedas de 3,96% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU, 3,66% para Bebidas em bares e restaurantes, 3,21% para Alimentos in natura, 1,71% para Alimentação em restaurante, 1,64% para Artigos de residência e 1,24% para Vestuário e complementos. No sentido oposto, destacam-se as altas de 1,61% para Alimentos industrializados e 1,00% para Encargos e manutenção.

– Foi a maior queda no custo de vida de Belo Horizonte, medida pelo IPCA, desde a Implantação do Plano Real.

– O produto de maior contribuição para o recuo no custo de vida em agosto foi a Gasolina Comum, com queda de 13,44% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 9,06%.

– O custo da cesta básica apresentou recuo em agosto de 1,82%, custando R$ 667,11. Os principais responsáveis por esse recuo foram a Banana caturra (6,98%)Batata inglesa (14,01%) e o Tomate (9,19%).

– A taxa Selic subiu para 13,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 02 e 03 de agosto de 2022.

– A maioria das taxas médias de juros praticadas para captação no mês de agosto apresentaram alta em relação ao mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de agosto, 37,99 pontos apresentando uma alta de 8,93%.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .