Preço da cesta básica cai em Belo Horizonte e passa a custar R$ 679

A informação é da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG

A cesta básica apresentou queda de 0,16% no mês de julho em Belo Horizonte, batendo o preço de R$ 679,49. Este é o terceiro mês seguido de queda no preço do item. O custo de vida na capital mineira também recuou, com uma queda de 0,27% no último mês. Os dados são de uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG, nesta quarta-feira (3).

De acordo com o estudo, os principais produtos responsáveis pela queda de preço da cesta básica foram o tomate (28,94%), a batata inglesa (18,12%) e o feijão carioquinha (5,27%). Já para a queda do custo de vida, o principal responsável foi a gasolina comum, que caiu em 18,12% no mês. Serviços de Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Água e IPTU também apresentaram queda de 4,69%.

Em contrapartida, a pesquisa destacou a alta de 6% para alimentos de elaboração primária e 1,73% para alimentos industrializados. O custo de bebidas e alimentos em restaurantes também aumentou em 3,7% e 1,7%, respectivamente. Da mesma forma, a pesquisa da UFMG mostra que houve alta de 1,29% nas despesas pessoas e 2,12% para artigos de residência.

A pesquisa destaca o recuo da inflação como principal razão das mudanças dos preços. Mesmo com a queda dos preços, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu 34,88 pontos no mês de julho, o que representa uma queda de 1,66%.

Fonte: Rádio Itatiaia – Publicado em 03/08/2022 – reportagem Camila Campos.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC and tagged .