Divulgação dos índices do mês julho/22 + Pretensão de compra Dia dos Pais – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de julho de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, recuou, apresentando uma queda de 0,27% no mês de julho. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as quedas de 4,69% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU e 1,47% para Alimentos in natura. No sentido oposto, destacam-se as altas de 6,08% para Alimentos elaboração primária, 3,70% para Bebidas em bares e restaurantes, 2,12% para Artigos de residência, 1,73% para Alimentos industrializados, 1,73% para Alimentação em restaurante e 1,29% para Despesas pessoais.

– O produto de maior contribuição para a queda no custo de vida em julho foi a Gasolina Comum, com queda de 18,12% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,74%.

– O custo da cesta básica apresentou recuo em julho de 0,16%, custando R$ 679,49. Os principais responsáveis por esse recuo foram o Tomate (28,94%)Batata inglesa (18,12%) e o Feijão carioquinha (5,27%).

– A taxa Selic continua em 13,25% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 14 e 15 de junho de 2022.

– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de julho apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de julho, 34,88 pontos apresentando uma queda de 1,66%.

– Em relação a pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Dia dos Pais de 202245,24% dos entrevistados pretende presentear o pai ou alguma pessoa próxima no Dia dos Pais.

– O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está inferior ao do ano passado, queda de 8,02%, sendo o valor médio apurado igual a R$ 93,68 neste ano.

– Destaca-se que a faixa de valor para presentes “De R$ 51,00 a R$ 100,00” foi a mais citada, representando 42,11% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Pretensão de Compra, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .