É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar para toda sociedade e imprensa, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de abril de 2022.
Destaques:
– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, avançou, apresentando um aumento de 0,86% no mês de abril. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 4,06% para Alimentos industrializados, 3,82% para Alimentos elaboração primária, 2,32% para Vestuário e complementos, 2,07% para Alimentação em restaurante, 1,96% para Saúde e cuidados pessoais, 1,26% para Artigos de residência. No sentido oposto, destaca-se a queda de 1,22% para Bebidas em bares e restaurantes.
– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em abril foi a gasolina comum, com alta de 2,03% no mês.
– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 11,33%.
– O custo da cesta básica apresentou aumento em abril/2022 de 3,00%, custando agora R$ 716,26. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Tomate (11,54%), Batata inglesa (16,74%) e o Pão francês (5,45%).
– A taxa Selic continua em 11,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 15 e 16 de março de 2022.
– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de abril apresentaram altas na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.
– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de abril, 34,53 pontos apresentando uma alta de 1,75%.
– Em relação a pesquisa sobre a Pretensão de Compra para o dia das mães de 2022, a maioria dos entrevistados, 59,52%, pretende presentear a mãe ou alguma pessoa próxima no dia das mães, uma alta de 16,77% em relação à 2021.
– O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está superior ao do ano passado, alta de 6,97%, sendo o valor médio apurado igual a R$ 95,00 neste ano.
– Destaca-se que a faixa de valor para presentes “De R$ 51,00 a R$ 100,00” foi a mais citada, representando 34,40% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.
Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802
www.ipead.face.ufmg.br