Divulgação dos índices do mês maio/21 + Pretensão de compra para o Dia dos Namorados – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, para toda a sociedade e imprensa, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de maio de 2021.

Destaques da divulgação:

• Pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia dos Namorados mostrou alta de 18% na intenção de presentear, em relação à 2020.
  • Pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia dos Namorados de 2021 revelou que o ticket médio por presente no dia dos namorados ficou 6,16% acima do observado no ano passado.
  • Após forte alta em abril, o Índice de Confiança do Consumidor – ICC-BH de maio apresentou mais uma elevação atingindo o nível de 34,03 pontos. Apesar da elevação, o índice permanece abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo.
  • As componentes Pretensão de compras”, “Situação financeira da família em relação ao passado” e “Situação financeira da família”, da pesquisa do ICC-BH, foram as que mais contribuíram para a melhora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de maio.
  • O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, apresentou alta de 0,75% no mês de maio/2021 ao ser comparado com o mês de abril.
  • Dentre os 11 itens agregados que compõem o cálculo do IPCA, o item Vestuário e complementos apresentou a maior alta, 5,31%, e, no sentido oposto, o item Alimentos in natura apresentou a maior queda, 4,78%.
  • inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo IPCA, está em 8,05%.
  • custo da cesta básica apresentou leve alta em maio/2021 (0,08%), custando R$ 557,35.
  • taxa Selic foi elevada em 0,75 pontos percentuais na última reunião Comitê de Política Monetária (COPOM) realizada pelo entre os dias 04 e 05 de maio de 2020, passando para 3,50% ao ano.
  • As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram queda ao serem comparadas às taxas do mês de abril, sendo o maior destaque a de Construção civil (imóveis na planta).
  • As taxas médias de juros praticadas para  pessoa jurídica apresentaram alta ao serem comparadas às taxas do mês de abril.
  • A maioria das taxas de captação apresentou alta em relação ao mês anterior.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Pretensão de Compra, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .