É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de março de 2021 sobre os itens mais consumidos na Páscoa e disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.
Destaques:
- O custo médio dos Ovos de Páscoa apresentou elevação em 2021, quando comparado ao preço médio praticado em 2020, sendo esta variação igual a 27,42%. O valor médio entre os ovos de chocolate pesquisados está em torno de R$ 39,57 a unidade. Destaca-se que, diferentemente do ano de 2020, em 2021 foi possível realizar a pesquisa em estabelecimentos comerciais de forma presencial, conjuntamente com os fornecedores de preços pela internet, mesmo com o momento atual ainda sofrendo os efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus/Covid-19.
- A grande dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de páscoa foi um dos destaques da pesquisa, sendo constatado dispersões de até 68% para o mesmo produto.
- Assim como observado em 2020, o custo do bacalhau apresentou elevação no valor médio praticado em 2021, com aumento igual 15,85%, sendo este aumento mais acentuado que os 9,66% observado em 2020. Os peixes, em geral, também apresentaram elevação de preço no mesmo período, igual a 18,92%.
- Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, sardinha em lata, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. Entre eles, destaca-se a sardinha em lata, a qual apresentou uma alta superior a 30,0% na comparação com 2020.
- A Fundação IPEAD/UFMG recomenda, mais uma vez, que, diante da grande variação de preços encontrada no mercado, o consumidor avalie os preços antes de fechar qualquer negócio e, se for o caso, esteja preparado para promover substituição de marca e/ou produto. Agindo desta forma o consumidor fará o melhor uso do orçamento dispendido, principalmente devido à condição atípica vivida no momento.
Salientamos que os responsáveis pela pesquisa estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral – Economista
Fundação IPEAD/UFMG
Tel: (31) 3409-7110 | Cel: (31) 98419-9802