Preços dos ovos de Páscoa apresentam redução de quase 20% em BH, mas valores de peixes sobem

Uma pesquisa feita Fundação Ipead/UFMG levantou, neste mês de abril, a variação de preços dos itens mais consumidos pela população na Páscoa, comparando valores aos praticados em 2019 em Belo Horizonte. Neste contexto, os tradicionais ovos de Páscoa apresentaram redução, enquanto os peixes foram na contramão e tiveram alta, assim como os ovos de galinha.

A variação de preços dos ovos de Páscoa de 2019 para 2020 apresentou uma redução de 19,92%. O principal motivo para a queda é a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O valor médio dos ovos de chocolate gira em torno de R$ 33,40.

No entanto, o bacalhau teve o seu custo reajustado em 9,66% do ano passado para cá. Mesmo assim, o índice é bem menor que os 20% registrados de 2018 para 2019. Mas não foi só o bacalhau que apresentou aumento. Peixes em geral tiveram alta de 9,45%, sobretudo o peixe cação em posta congelado.

Azeite, batatas e caixa de bombons também foram analisados, uma vez que são itens de maior consumo por parte da população nesta época do ano. Mas quem se destacou na alta de preços foi o ovo de galinha. O reajuste chega a atingir 20%, se comparado com o mesmo período de 2019.

A Fundação Ipead/UFMG alerta aos consumidores sobre a discrepância de valores no mercado. Só com os ovos de Páscoa, a diferença de preços para o mesmo produto chega a ultrapassar 90%. Portanto, a principal dica é a tradicional pesquisa para poupar o orçamento, sobretudo nesta época em que o mundo vive uma insegurança causada pela pandemia da COVID-19.

Fonte: Jornal Estado de Minas – Publicado em 06/04/2020.

Posted in Pretensão de Compra and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br