Divulgação dos resultados sobre os itens mais consumidos na Páscoa – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de abril de 2020 sobre os itens mais consumidos na Páscoa e disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.

Destaques:

  • A grande dispersão entre os valores mínimo e máximo dos ovos de páscoa foi um dos destaques da pesquisa, sendo constatado dispersões superiores a 90,0% para o mesmo produto.
  • O custo médio dos Ovos de Páscoa em 2020 apresentou forte queda nos preços em relação aos praticados no mesmo período em 2019, sendo esta variação igual a -19,92%. O valor médio entre os ovos de chocolate pesquisados está em torno de R$ 33,40 a unidade. Essa forte queda pode ser explicada pelo período de pandemia do Covid-19 vivido neste momento em todo o país.
  • Assim  como observado em 2019, o custo do bacalhau apresentou elevação no valor médio praticado em 2020, com aumento igual 9,66%, sendo este aumento menos acentuado que os 20% observado em 2019. Os peixes, em geral, também apresentaram elevação de preço no mesmo período, igual a 9,45%, sendo o maior destaque para o peixe cação em posta congelado.
  • Também foram pesquisados outros produtos como azeite, batatas, caixa de bombons e ovo de galinha, que fazem parte do cardápio para esta época do ano. Entre eles, destaca-se o ovo de galinha, o qual apresentou uma alta superior a 20,0% na comparação com 2019.
  • A Fundação IPEAD/UFMG recomenda, mais uma vez, que, diante da grande variação de preços encontrada no mercado, o consumidor avalie os preços antes de fechar qualquer negócio e, se for o caso, esteja preparado para promover substituição de marca e/ou produto. Agindo desta forma o consumidor fará o melhor uso do orçamento dispendido, principalmente devido à condição atípica vivida no momento.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente, 

Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral

Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas 
Econômicas, Administrativas e  Contábeis de MG
(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, Pretensão de Compra and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br