Tarifa zero pode reduzir a inflação em Belo Horizonte, diz estudo da UFMG

Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead) mostra que gratuidade universal no modal pode até causar deflação no índice de preços Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead), fundação vinculada a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revela que a gratuidade universal do transporte público em Belo Horizonte poderia neutralizar a inflação. A simulação divulgada nesta sexta-feira (3) leva em conta o índice de preços ao consumidor regional dos últimos três anos. Em todos os casos, os cálculos mostram que a tarifa zero teria causado deflação na capital mineira. Em 2022, ano em que a tarifa convencional custava R$ 4,50, a inflação era de 6,27% em BH. Segundo o estudo, a tarifa zero poderia causar uma redução de 7,41 […]

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Comércio no Dia das Crianças em BH será o mais aquecido dos últimos quatro anos

O IPEAD apresenta os resultados da Pesquisa sobre a Pretensão de compra para o Dia das Crianças em Belo Horizonte de setembro de 2025. Destaques: – Em 2025, 46,33% dos entrevistados pretendem presentar no Dia das Crianças. Aumento de 11,00% em relação à 2024 (41,74%). – O valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2025 é de R$ 84,87. – A compra presencial foi citada como a principal forma para a aquisição do(s) presente(s): 36,63% dos entrevistados. Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse. Atenciosamente, Renato Mogiz SilvaEconomista – Superintendente GeralFundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de PesquisasEconômicas, Administrativas e Contábeis de MG(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802www.ipead.face.ufmg.br

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Mercado de trabalho contribui para queda na confiança do consumidor em BH

Em setembro, confiança em relação ao Emprego recuou 8,01% na Capital A confiança do consumidor de Belo Horizonte apresentou retração de 1,89% em setembro de 2025 frente ao mês anterior. O recuo está atrelado a uma piora na percepção da população com relação ao emprego, que segue perdendo fôlego no saldo com carteira assinada. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (1º), constam no Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead). Em setembro, quatro dos seis componentes do índice apresentaram queda na Capital, com destaque para confiança em relação ao Emprego (-8,01%) e à Situação Financeira da Família Atual (-2,99%). Também desaceleraram o otimismo com a Situação Econômica do […]

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Índice de Confiança do Consumidor de BH cai em setembro

Boa tarde! O IPEAD apresenta os resultados da Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) de setembro de 2025. Destaques: – Confiança do Consumidor de BH tem queda de 1,89% no mês, registrando 41,55 pontos. – O componente de Emprego tem piora de 8,01%. – O componente de Inflação tem a maior variação positiva em setembro (6,75%). – O segmento de “Vestuário e calçados” e “Móveis” lideram a intenção de compra, representando, respectivamente, 21,10% e 8,26% das escolhas dos entrevistados. A divulgação da pesquisa completa está em anexo. Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse. Atenciosamente, Renato Mogiz SilvaEconomista – Superintendente GeralFundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de PesquisasEconômicas, Administrativas e Contábeis de MG(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802www.ipead.face.ufmg.br

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