Festa junina também tem seus itens que dividem opiniões: para alguns não existe São João sem milho verde ou canjica, mas, para outros, o cardápio ideal inclui outras opções. Um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), revelou que o caldo e o cachorro-quente são os dois itens mais consumidos pelos belo-horizontinos nessa época. O caldo liderou o favoritismo dos entrevistados com 65%. Já o cachorro-quente ficou em segundo lugar com 49,29%, seguido de perto pelo churrasquinho, escolhido por 45,71% dos participantes. A canjica, tradicional nas festas, conquistou 40% das preferências, enquanto o milho cozido ficou em quinto lugar com 38,57%. Os doces ficaram em sexto lugar com 29,29%, a pipoca em sétimo […]
Continue lendo...Daily Archives: 30 de junho de 2025
Índice de confiança do consumidor de BH recua em junho
O IPEAD apresenta os resultados da Pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) de junho de 2025. Destaques: – Confiança do consumidor de BH tem queda de 4,49%, registrando agora 40,75 pontos. – Pretensão de compras tem piora de 15,41%. – Situação Econômica do País tem a maior variação positiva neste mês (2,11%). – O segmento de “Vestuário e calçados” e “Veículos” lideram em termos de intenção de compra, representando, respectivamente, 19,11% e 8,89% das indicações dos entrevistados. A divulgação da pesquisa completa está no link https://site.ipead.face.ufmg.br/divulgacoes/iccbh/ Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse. Atenciosamente, Renato Mogiz SilvaEconomista – Superintendente GeralFundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de PesquisasEconômicas, Administrativas e Contábeis de MG(31) 3409-7110 / (31) 98419-9802www.ipead.face.ufmg.br
Continue lendo...Público frequente de festas juninas diminui em BH, e lugar mais comum para celebrar são escolas
Pesquisa do Ipead/UFMG também avaliou pratos mais consumidos na cidade e a inflação dos insumos O público frequente das festas juninas de Belo Horizonte está em queda. É o que demonstra uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) divulgada nesta segunda-feira (30/06). Entre o último ano e 2025, o número de pessoas que afirmam que diz sempre participar de festas juninas caiu de 48,6% para 32%. Por outro lado, a porcentagem de entrevistados que dizem participar às vezes se elevou de 14,3% para 30,2%, o que manteve o público eventual das festas estável. As escolas são o local mais frequentado pelos entrevistados — são apontadas por 60% deles, à frente dos eventos […]
Continue lendo...Festas Juninas tem diminuição de público frequente, aponta pesquisa
O IPEAD apresenta os resultados da Pesquisa das Festas Juninas de junho de 2025. Destaques: – 62,22% dos entrevistados sempre ou às vezes participam de Festas Juninas. – Escolas continuam sendo os locais mais frequentados: 60,00%. – Caldos, Cachorro quente e Churrasquinho foram citados como os produtos mais consumidos. – Entre produtos utilizados para elaboração de iguarias/quitutes, o Amendoim cru teve a maior alta de preços (13,93%) em relação ao ano anterior. Feijão apresentou a maior queda (-11,53%). A divulgação da pesquisa completa está disponível no link. https://site.ipead.face.ufmg.br/divulgacoes/festa-junina/ Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse. Atenciosamente, Renato Mogiz SilvaEconomista – Superintendente GeralFundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de PesquisasEconômicas, […]
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