IPCA registra alta de 0,68% em julho em Belo Horizonte

O período de férias escolares impactou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de Belo Horizonte no mês de julho. Com um aumento de 27,53%, as excursões representaram a maior contribuição para a variação positiva de 0,68% do índice geral na quarta quadrissemana do mês.

A tarifa de energia elétrica residencial também ajudou a impulsionar o IPCA e, de acordo com os dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), registrou aumento de 2,39% no período com uma contribuição de 0,08 p.p. na variação do índice.

A coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Ipead, Thaize Martins, destaca que esse é um efeito esperado devido à sazonalidade.

“A alta temporada de viagens faz com que os preços praticados em julho, se comparados ao mês anterior, fiquem mais altos. Além disso, houve aumento da tarifa e mudança da bandeira de energia elétrica”, explica.

Permanecendo dentro da meta de 4,25% definida pelo Conselho Monetário Nacional para 2019, o IPCA no acumulado do ano é de 3,22% e nos últimos 12 meses 3,98%. Na avaliação de Thaize Martins, a expectativa é de que o índice atinja a meta para o ano, mas não ultrapasse o centro da meta.

“Seguindo a tendência dos últimos anos, devemos observar uma inflação mais controlada nos próximos meses e um leve aumento no final do ano com impactos em alguns itens sazonais, como alimentação”, pontua.

Em termos de variação, os principais destaques do mês de julho entre os 11 itens agregados que compõe o IPCA foram as altas de 1,94% para Vestuário e Complementos, de 1,89% para Despesas pessoais, de 1,37% para Alimentos in natura e de 1,04% para Alimentos elaboração primária.

Cesta básica – Registrando a terceira queda consecutiva, o custo da cesta básica, que representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação, apresentou variação negativa de 0,83%, entre junho e julho deste ano.

Segundo o levantamento da Fundação Ipead, o valor da cesta em julho foi de R$ 434,66, o equivalente a 43,55% do salário mínimo e o tomate Santa Cruz foi o principal item responsável pela queda do preço da cesta, com uma variação negativa de 7,80% no mês.

O pão francês, com queda de 3,05% no preço em julho e o feijão carioquinha variação negativa de 2,28% no mesmo período, contribuíram para o impacto na redução do valor total da cesta.Por outro lado, a banana caturra apresentou a maior variação de preço no mês,com aumento de 10,33%.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Caderno de Economia – Publicado em 03/08/2019 por Ana Carolina Dias Schenk.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, Inflação, IPC and tagged .