Promoção é aposta para estimular mais gasto em shoppings

‘Comprou, ganhou’ e sorteio de brindes incentivam tíquete médio mais alto

Para atrair o consumidor no mês das mães, shoppings de Belo Horizonte e região metropolitana oferecem brindes e participação em sorteios de viagens, vale-compras, móveis e carros. E para participar, basta comprar um valor estabelecido pelo centro de compras, que varia de R$ 150 a R$ 550,dependendo do local. O funcionário público José Geraldo Pereira Leal admite que as promoções estimulam a gastar mais. “Comprei presentes de Dia das Mães para minha esposa e minha nora. Ainda faltam alguns”, diz.

A engenheira civil Vivian da Silva de Jesus afirma que não éconsumista, mas, para participar de um sorteio, se estiver faltando pouco e oproduto for necessário, ela completa o restante para participar.

E os shoppings estão exatamente de olho nesse consumidor que é motivado pelo Dia das Mães, mas acaba comprando algo para si mesmo. Na capital, Boulevard Shopping, BH Shopping, DiamondMall e Minas Shopping aposta no carro zero para estimular o consumidor a gastar em maio.

O Boulevard vai sortear um Audi Q3. Para isso, o consumidor deve desembolsar ao menos R$ 450. Para o Dia das Mães, o centro de compras estima um aumento de até 4% no fluxo de clientes em relação aos dias normais.Na véspera da data, que é uma das mais importantes do varejo, a expectativa é que até 100 mil pessoas passem por lá para comprar o presente de última hora.

É nos últimos dias antes da data que a gerente da loja de dermocosméticos Adcos, no ItaúPower Shopping, Juliana de Souza Gomes Assis,espera que haja crescimento nas vendas com a data. “Com o pagamento, no quinto dia útil, o movimento deve crescer”, diz.

Fluxo de pessoas no mesmo patamar do Boulevard Shopping deveser o do Shopping Cidade, segundo a gerente de marketing do mall, Carolina Vaz.“Já temos um fluxo alto, média de 80 mil pessoas por dia. Perto do Dia das Mães, deve chegar a 100 mil”, diz. A estimativa é de crescimento de 6% nas vendas.

O Pátio Savassi e o Shopping Del Rey têm em comum a estratégia da viagem. Outros apostam nas promoções “comprou, ganhou”, como shopping Cidade, Estação BH, Shopping Contagem, Big Shopping e Via Shopping Barreiro. E há centros de compra que mesclam sorteios com brindes oferecidos mediante apresentação do comprovante de compra.

Mais pessoas vão presentear, mas valor gasto será menor

A intenção de compra para o Dia das Mães neste ano chegou a 65,2%, conforme levantamento divulgado nesta sexta-feira (3) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead). O percentual de consumidores de Belo Horizonte que deve comprar presente para a mãe ou alguma pessoa próxima é superior ao de 2018 e 2017. 

Só que o valor gasto com o presente será 1,36% menor que odo ano passado, segundo a coordenadora de pesquisas da Fundação Ipead, Thaize Martins. O valor médio será de R$ 99,82, enquanto em maio de 2018 foi de R$101,19. E 41,6% dos consumidores que pretendem presentear disseram que devem gastar o mesmo valor. É o caso da engenheira civil Vivian da Silva de Jesus,que vai comprar o presente na próxima semana. 

Fonte: Jornal O Tempo publicado em 04 de maio de 2019 por Juliana Gontijo

Posted in ICC - BH, Inflação, IPC, Pretensão de Compra and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br