É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG convida este importante veículo de comunicação para a coletiva de divulgação dos resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de abril de 2019, incluindo a pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia das Mães.
A Fundação disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.
Destaques da coletiva:
- Neste período foi realizada uma pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia das Mães, que se mostrou estar menos aquecido em relação à 2018. O volume transacionado no mercado, decorrente desta data, será aproximadamente 1,36% inferior ao do ano passado, apesar de ser registrado um número maior de pessoas com a intensão de comprar presentes em 2019.
- O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, recuou em abril/2019 ao ser comparado com o mês de março. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques do mês, em termos de variação, foram as quedas para “Bebidas em bares e restaurantes”, “Vestuário e complementos” e “Alimentos in natura”.
- O produto/serviço “Excursões” foi o produto que mais contribuiu para a deflação registrada no mês de abril.
- O custo da cesta básica apresentou nova elevação no mês de abril/2019, alcançando o maior valor já observado para a cesta em toda a série histórica da pesquisa que teve início em junho/1994. Os principais responsáveis pelo aumento do preço da cesta foram o “Tomate Santa Cruz” e o “Leite pasteurizado”.
- Após três quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, apresentou alta no mês de abril, sendo as componentes “Pretensão de compra” e “Emprego” as que mais contribuíram para a melhora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês.
- A taxa básica de juros, SELIC, permaneceu em 6,50% ao ano desde a última reunião realizada pelo COPOM, nos dias 19 e 20 de março de 2019.
Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para apresentar os resultados, esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
Data da coletiva: 03/05/19
Horário: 15:00h
End: Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627 – Campus da UFMG – Prédio da FACE – Pampulha.