Apesar na queda do número de consumidores e no valor médio dos presentes, comércio de Belo Horizonte ainda deve registrar um bom volume de vendas
O comércio de Belo Horizonte deverá ter uma movimentação menor no Natal deste ano, mas ainda com um bom volume de vendas. De acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 71,23% dos moradores de BH afirmaram que têm a pretensão de realizar compras no período natalino. Por outro lado, 28,77% não planejam ir às compras.
Apesar da queda de mais de três pontos percentuais (p.p.) em relação à pretensão de compras dos belo-horizontinos no ano passado (74,3%), o percentual observado neste ano é o segundo maior desde 2015. O levantamento aponta também que o consumidor da capital deve ter um gasto médio de R$ 137,50, uma queda em torno de 20% em relação a 2024.
O Ipead mostrou ainda que neste ano os consumidores buscam presentes mais modestos na capital mineira. As três primeiras faixas de preço, para presentes de até R$ 50, R$ 100 e R$ 150, apresentaram alta na procura, enquanto as duas maiores – até R$ 250 e acima de R$ 250 – registraram queda. A faixa de preço mais elevada foi citada por apenas 12,82% dos consumidores, uma queda de 15,7 p.p. em comparação aos 28,57% observados em 2024.
A menor disposição do belo-horizontino por presentes mais caros também pode ser observada em outros dados do levantamento. Houve uma queda de quase 12 p.p. na parcela das pessoas que pretendem comprar presentes com valor superior ao ano passado (de 34,16% para 22,22%).
Por outro lado, mais de 44% dos consumidores de BH pretendem gastar um valor igual ao ano anterior, o maior percentual dos últimos cinco anos, em que este resultado sempre esteve abaixo dos 40%. Apenas 18,75% das pessoas têm a intenção de comprar presentes com valores menores do que compraram no ano anterior.