Ipead UFMG: quase 30% da população de BH pretende aproveitar a Black Friday em 2025

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG divulgou os resultados de sua pesquisa sobre o comportamento da população de Belo Horizonte durante o período da Black Friday. O levantamento mostra que a intenção de compra cresceu em relação ao ano anterior: em 2024, 26,03% dos entrevistados afirmaram que pretendiam adquirir algum produto no período, enquanto em 2025 esse número subiu para 29,22%. Ao mesmo tempo, a parcela dos que disseram não ter intenção de comprar caiu de 48,50% para 35,16%, e os indecisos aumentaram de 25,57% para 35,62%.

Quando perguntados sobre os tipos de produtos que pretendem adquirir, os consumidores destacaram roupas, calçados e acessórios, com 39,06% das respostas, seguidos por eletrônicos como TVs, videogames e smartphones, com 31,25%, e eletrodomésticos, com 29,69%. Beleza e perfumaria aparecem com 23,44%, enquanto informática, brinquedos, viagens e móveis registraram percentuais menores.

O estudo também revela diferenças significativas entre homens e mulheres. Entre as entrevistadas, 34,86% afirmaram que pretendem aproveitar a Black Friday em 2025, contra 30,43% em 2024. Já entre os homens, o percentual passou de 21,15% para 23,64%. Entre as mulheres, os destaques foram roupas, calçados e acessórios (44,74%), beleza e perfumaria (28,95%) e eletrodomésticos (28,95%). Já entre os homens, os produtos mais desejados foram eletrônicos (38,46%), eletrodomésticos (30,77%) e roupas, calçados e acessórios (30,77%).

A pesquisa especial de Black Friday, desenvolvida pela Fundação Ipead, realiza um levantamento e tratamento de preços dos itens tradicionalmente consumidos neste período do ano. O objetivo é oferecer informações estratégicas e gratuitas que possam subsidiar planos e ações dos consumidores, além de mapear tendências de comportamento de compra. O estudo é conduzido junto a diversos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte, reforçando o compromisso da UFMG em disponibilizar dados relevantes para a sociedade.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

Publicado por UFMG – Caderno de Pesquisa e Inovação – em 26 de novembro de 2025 | Reportagem de Assessoria de Imprensa

Posted in Black Friday and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br