Pesquisa aponta ainda que demanda represada do ano passado aumentou número de consumidores na Black Friday neste ano
A Black Friday acontece na próxima sexta-feira (28/11), ainda que a data comercial já tenha se antecipado em diversos sites de e-commerce e lojas do país, nos famosos “esquentas” promovidos pelo comércio. Em BH, as roupas, calçados e acessórios, como relógios, joias e bijuterias, lideram a preferência dos consumidores, segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
Esta foi a opção mais citada pelos consumidores belo-horizontinos sobre qual produto pretendem adquirir, com 39,06% das respostas na pesquisa do Ipead sobre a Black Friday. Em seguida, aparecem os eletrônicos, como TV, videogame e smartphone, citados por 31,25% dos respondentes da pesquisa, e os eletrodomésticos, com máquina de lavar, airfryer e geladeira, que foram mencionados por 29,96% dos participantes do levantamento.
O gerente de pesquisas do Ipead, Eduardo Antunes, explica que a preferência do consumidor deve-se ao fato de roupas, calçados e acessórios geralmente são produtos de valor agregado menor em comparação a outros, como um computador ou uma geladeira, por exemplo. “A internet também consegue unir a essa praticidade, dando acesso a muitas opções também. Há um risco com tamanho, cores, mas hoje em dia é muito comum e simples proceder a essas trocas, se necessário. É muito atrativo devido ao baixo valor perto de outros produtos”, disse.
Em um recorte por gênero, a pesquisa do Ipead aponta preferências distintas entre mulheres e homens na Black Friday. Para 44,74% das consumidoras de Belo Horizonte, o principal produto a ser adquirido na data são roupas, calçados e acessórios, seguido dos produtos de beleza e perfumaria (28,95%) e eletrodomésticos (28,95%).
Em relação aos homens, os eletrônicos são os produtos mais buscados na Black Friday, citados por 38,46% dos consumidores, seguidos dos eletrodomésticos e das roupas, calçados e acessórios, ambos citados por 30,77%.
Demanda represada aumentou número de consumidores na Black Friday
A pesquisa do Ipead mostrou também que aumentou o número de pessoas em Belo Horizonte que pretendem realizar alguma compra na Black Friday. Neste ano, 29,22% dos consumidores e das consumidoras disseram que comprarão algum produto, percentual superior ao da Black Friday do ano passado (26,03%).
Já o percentual das pessoas que disseram ao Ipead que não vão aproveitar a Black Friday caiu dos 48,40%, observados em 2024, para os 35,16%, apontados no levantamento deste ano. Entre quem não sabe se ainda vai aproveitar a data comercial para fazer compras, o percentual subiu dos 25,57% para os atuais 35,62%.
O gerente de pesquisas do instituto avalia que as condições dos consumidores neste ano estão melhores do que no passado, o que gerou uma demanda represada e ajuda a explicar o crescimento no número de pessoas dispostas a gastar na Black Friday deste ano.
“A população sempre tende a procurar preços e condições mais vantajosas. Em 2024, a situação econômica como um todo estava pior que agora e isso gerou um represamento, que pode ter causado otimismo maior para tentar aproveitar promoções em 2025”, disse. “Mas a incerteza persiste, uma vez que vai depender muito das condições encontradas para a aquisição do bem desejado”, completa.