Veja quais são os produtos mais procurados pelos consumidores de BH na Black Friday

Pesquisa aponta ainda que demanda represada do ano passado aumentou número de consumidores na Black Friday neste ano

Black Friday acontece na próxima sexta-feira (28/11), ainda que a data comercial já tenha se antecipado em diversos sites de e-commerce e lojas do país, nos famosos “esquentas” promovidos pelo comércio. Em BH, as roupas, calçados e acessórios, como relógios, joias e bijuterias, lideram a preferência dos consumidores, segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

Esta foi a opção mais citada pelos consumidores belo-horizontinos sobre qual produto pretendem adquirir, com 39,06% das respostas na pesquisa do Ipead sobre a Black Friday. Em seguida, aparecem os eletrônicos, como TV, videogame e smartphone, citados por 31,25% dos respondentes da pesquisa, e os eletrodomésticos, com máquina de lavar, airfryer e geladeira, que foram mencionados por 29,96% dos participantes do levantamento.

O gerente de pesquisas do Ipead, Eduardo Antunes, explica que a preferência do consumidor deve-se ao fato de roupas, calçados e acessórios geralmente são produtos de valor agregado menor em comparação a outros, como um computador ou uma geladeira, por exemplo. “A internet também consegue unir a essa praticidade, dando acesso a muitas opções também. Há um risco com tamanho, cores, mas hoje em dia é muito comum e simples proceder a essas trocas, se necessário. É muito atrativo devido ao baixo valor perto de outros produtos”, disse.

Em um recorte por gênero, a pesquisa do Ipead aponta preferências distintas entre mulheres e homens na Black Friday. Para 44,74% das consumidoras de Belo Horizonte, o principal produto a ser adquirido na data são roupas, calçados e acessórios, seguido dos produtos de beleza e perfumaria (28,95%) e eletrodomésticos (28,95%).

Em relação aos homens, os eletrônicos são os produtos mais buscados na Black Friday, citados por 38,46% dos consumidores, seguidos dos eletrodomésticos e das roupas, calçados e acessórios, ambos citados por 30,77%.

Demanda represada aumentou número de consumidores na Black Friday

A pesquisa do Ipead mostrou também que aumentou o número de pessoas em Belo Horizonte que pretendem realizar alguma compra na Black Friday. Neste ano, 29,22% dos consumidores e das consumidoras disseram que comprarão algum produto, percentual superior ao da Black Friday do ano passado (26,03%).

Já o percentual das pessoas que disseram ao Ipead que não vão aproveitar a Black Friday caiu dos 48,40%, observados em 2024, para os 35,16%, apontados no levantamento deste ano. Entre quem não sabe se ainda vai aproveitar a data comercial para fazer compras, o percentual subiu dos 25,57% para os atuais 35,62%.

O gerente de pesquisas do instituto avalia que as condições dos consumidores neste ano estão melhores do que no passado, o que gerou uma demanda represada e ajuda a explicar o crescimento no número de pessoas dispostas a gastar na Black Friday deste ano.

“A população sempre tende a procurar preços e condições mais vantajosas. Em 2024, a situação econômica como um todo estava pior que agora e isso gerou um represamento, que pode ter causado otimismo maior para tentar aproveitar promoções em 2025”, disse. “Mas a incerteza persiste, uma vez que vai depender muito das condições encontradas para a aquisição do bem desejado”, completa.

Publicado por O Tempo – Caderno de Economia – em 24 de novembro de 2025 | Reportagem de Marco Aurélio Neves

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