Capital – Em Belo Horizonte, a inflação também caiu em novembro, com o IPCA mostrando retração de 0,20%

Em Belo Horizonte, a inflação também caiu em novembro, com oIPCA mostrando retração de 0,20%, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais, vinculada à Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG). Essa foi a maior queda registrada para o mês de novembro desde 1994.

De acordo com a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Ipead/UFMG, Thaize Martins, a queda no custo de vida registrada em novembro não é usual, já que esse mês e dezembro são marcados pelas altas dos preços. O principal diferencial este ano foi a queda no preço da energia elétrica – com redução próxima de 8% -, devido à elevação dos índices de chuva e da mudança da bandeira tarifária de vermelha para amarela.

A pesquisa também detectou a influência da Black Friday na queda da inflação, principalmente na redução de preço dos artigos de vestuário e complementos (-1,59%).

Por outro lado, as principais altas foram referentes aos alimentos in natura, com aumento de 5,5%.
Nesse caso, o vilão foi o tomate,com aumento de 61%.

No acumulado do ano até novembro, a inflação em Belo Horizonte teve alta de 4,28%. O resultado está além das projeções feitas no início do ano, mas ainda dentro do centro da meta, que é de 4,5%.
Ao longo do ano, os principais fatores a pressionarem a inflação foram a greve dos caminhoneiros e alta dos combustíveis e energia elétrica. Em 2017, no acumulado do ano até novembro, a inflação estava em 3,32%.

O preço da cesta básica em novembro ficou em R$ 402,41, com alta de 2,46% em relação a outubro. No acumulado do ano, a alta é de 5,01%, ou seja, acima da inflação. O valor já representa 42% do salário mínimo. “É um custo muito alto com alimentação”, comenta Taize Martins

Fonte: Jornal Diário do Comércio – Publicado em 08 de dezembro de 2018 por Ana Amélia Hamdan.

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, Inflação, IPC and tagged .