UFMG: Tarifa Zero no transporte público pode anular inflação para famílias de baixa renda de BH

Estudo do Ipead mostra que gratuidade no transporte público anularia inflação para famílias de baixa renda em Belo Horizonte

Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG revelou que a implementação da Tarifa Zero no transporte público de Belo Horizonte poderia neutralizar os efeitos da inflação para famílias de baixa renda.

O Projeto de Lei (PL) 60/2025, que propõe a gratuidade total no transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte, será votado na Câmara Municipal, necessitando do apoio de no mínimo 28 dos 41 vereadores para sua aprovação.

De acordo com a análise do Ipead da UFMG, a tarifa de ônibus representa o componente mais significativo no custo de vida da população de baixa renda. O estudo utilizou a metodologia do IPCR-BH para comparar a evolução da inflação com os reajustes nas tarifas de ônibus entre 2022 e 2024, revelando resultados expressivos:

* Em 2022, a Tarifa Zero teria resultado em uma deflação de 1,14%
* Para 2023, o impacto seria ainda maior, com deflação de 1,80%
* Em 2024, a projeção indica uma deflação de 0,70%

O IPCR (Índice de Preços ao Consumidor Restrito) é um indicador regional que avalia o impacto inflacionário específico para famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos.

“Isso significa que, para as famílias que mais dependem do transporte público, o custo de vida cairia de forma substancial”, esclarece o Ipead.

O instituto ressalta que, além de compensar a inflação, a política de Tarifa Zero potencializaria o ganho real dos trabalhadores nos reajustes do salário mínimo, representando um impacto significativo na economia das famílias de baixa renda.

Publicado por N3 News – caderno Economia e Negócios em 03/10/2025.

Posted in Tarifa zero and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br