Valor médio do presente de Dia das Crianças tem alta de 2,86% em Belo Horizonte

Gasto é estimado em R$ 85,91, segundo levantamento da Fundação Ipead; preço médio dos brinquedos está 9,11% menor na comparação com 2023

O valor médio do presente para o Dia das Crianças deste ano em Belo Horizonte é de R$ 85,91, segundo levantamento divulgado na terça-feira (8) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Fundação Ipead). O valor estimado por criança representa um aumento de 2,86% em relação a 2023 (R$ 83,52). Diante desse resultado, a perspectiva da fundação é que a data terá maior movimento no comércio na comparação com o ano anterior.

Além do valor médio, a pesquisa mostra que a faixa de preço que concentra a maior parte dos presentes é entre R$ 51 e R$ 100, com 43,18% de citações entre os entrevistados. No acumulado, 94,32% dos entrevistados planejam comprar presentes de até R$ 150 por criança.

Entre os que pretendem presentear com valores até R$50 houve queda considerável entre 2023 e 2024, de 36,14% para 26,14%. Ao mesmo tempo, houve ampliação da faixa entre R$51 e R$ 100(de 37,35% para 43,18%) e da faixa entre R$ 101 e R$ 150(de 16,87%para 25%).

Na comparação da disposição dos consumidores de gastar mais ou menos com o presente este ano em relação ao ano passado, por um lado, houve aumento da parcela que afirma pretender gastar valor igual ao gasto no ano anterior (de 39,76% para 48,86%).E, por outro lado, houve queda da parcela que pretende gastar valor superior (de 34,94% para 26,14%) e da parcela que pretende gastar valor inferior (de 14,46% para 12,50%).

De acordo com a Fundação Ipead, a concentração maior da parcela que pretende presentear com valores iguais ao ano anterior, indica uma tendência de estabilização do valor gasto, após a queda desses valores ocorrida no período da pandemia e da crise econômica que a acompanhou.

Em conjunto, esses movimentos, segundo a Fundação Ipead, apontam na direção de maiores gastos com presentes de Dia das Crianças na Capital, o que reforça a expectativa de maiores vendas no comércio.

Do total de entrevistados, 41,74% pretendem presentear uma criança. Esse resultado é praticamente estável em relação em relação à 2023, quando os que pretendiam eram, 41,90%, o que representou uma queda de0,38% em relação à 2023, da parcela de pretende presentear.

Brinquedos mais em conta

Com relação à variação do preço médio de brinquedos, o principal item adquirido nesta data, verifica-se uma queda de 5,59% no acumulado de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço médio dos brinquedos está 9,11% menor este ano, dado que houve inflação em Belo Horizonte de 7,66% nos últimos 12 meses. O movimento de queda no preço médio dos brinquedos se mostra relevante, conforme análise da fundação.

A compra presencial foi citada como a forma principal e exclusiva para a aquisição do (s) presente (s) para o Dia das Crianças (48,35% dos entrevistados).

A pesquisa sobre a pretensão de compra para o Dia das Crianças de 2024 foi aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte e tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa. As pesquisas foram realizadas de forma presencial.

O levantamento para o Dia das Crianças é realizado uma vez ao ano, durante o mês de setembro, com 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

Maioria dos consumidores deve gastar entre R$ 50 e R$ 100 para a data

O Dia das Crianças promete movimentar o varejo, já 94% de pais e familiares de crianças entrevistados pela OLX – marketplace de classificados de produtos usados do Brasil – pretendem comprar presentes para a data. Entre quem tem filhos, o engajamento chega a 100%.

Sobre o valor a ser investido, 37% estima gastar até R$ 100, enquanto 24% prevê desembolsar mais de R$ 200. Vender algo usado para comprar um presente é possibilidade considerada por 57%. “Pais (38%) e familiares (29%) revelam considerar a compra de artigos usados como presentes para o Dia das Crianças. Desses, 40% afirmaram que pagariam mais caro por um produto de segunda mão caso ele tivesse valor sentimental para a criança. São dados que reforçam a variedade e o potencial do mercado de usados em promover conexões”, analisa o VP de autos e bens de consumo do Grupo OLX, Flávio Passos.

Embora os filhos sejam a prioridade no Dia das Crianças, com 73% das intenções de compras, as respostas mostram que mesmo quem não é pai ou mãe tem uma criança por perto para presentear, seja sela um sobrinho, apontado por 45%, ou um afilhado, mencionado por 22%.
A pesquisa revelou ainda que pouco mais de 50% dos respondentes planejam presentear entre uma e duas crianças na data.

Produtos preferidos

Mais da metade dos respondentes (53%) já sabe o que vai dar de presente no Dia das Crianças. Os brinquedos são a categoria campeã, com 81% das escolhas, quase o dobro da segunda, que é a de roupas, com 41%.

A vontade dos presenteados é o fator primordial para a escolha do produto, com 56% das respostas. A necessidade da criança aparece em sequência, com 43%.

Quanto à data de aquisição do presente, 54% demonstraram interesse em comprar o item com um mês a duas semanas antes da entrega. Outros 21% compram com uma semana de antecedência e 22% sinalizaram que adquirem o presente apenas na semana da data, já 2% o fazem somente no Dia das Crianças.

Os usados favoritos – Daqueles que consideram comprar um produto usado, 62% disseram que comprariam brinquedos; outros 45% mencionaram os livros, enquanto os eletrônicos figuram na terceira posição, com 36% das preferências.

Ao escolher um produto de segunda mão, a qualidade (72%), a condição (55%) e o preço (49%) são os fatores mais considerados.

Dos que já presentearam com usados, não houve respostas sinalizando experiências negativas. Cerca de 52% disseram que foi muito positiva, outros 43% pontuaram que foi positiva. Apenas 4% se posicionaram de maneira neutra.

A pesquisa quantitativa on-line foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de humananalyticsMindMiners, entre os dias 5 e 6 de setembro de 2024. As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, numa uma amostra de 300 pessoas com foco nas que têm familiares entre zero e 12 anos.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – caderno de Economia – Publicado em 09/10/2024 por Redação.

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