Pesquisa da Fundação Ipead mostra que intenção de consumo aumentou 11,29% em relação a 2023, mas ticket médio dos presentes reduziu
Uma pesquisa sobre a intenção de consumo para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, aponta que 53% dos belo-horizontinos pretendem comprar algum presente neste ano, uma alta de 11,29% em relação a 2023. Trata-se do maior índice dos últimos seis anos. Apesar disso, o consumidor quer gastar em média R$ 110,09, valor inferior ao ticket médio de R$ 120,12 registrado para o Dia das Mães deste ano.
O levantamento foi divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG), que ouviu 210 consumidores durante o mês de julho. Os números mostram também que os consumidores pretendem gastar menos com os pais em relação à data do ano passado, quando investiram um valor médio de R$ R$ 125,63 nos presentes.
“Apesar do ticket ter abaixado, o mercado está aquecido. É a primeira vez, em muito anos, que a parcela de consumidores que pretende presentear superou o número de consumidores que não pretendem comprar algo. Outro fator positivo é que a maioria dos consumidores, 40%, pretende comprar presencialmente. Isso é bom para o comércio local, pois compras via internet se diluem por outras cidades e outros países”, aponta Diogo Santos, economista da Fundação Ipead.
Segundo ele, a redução do desemprego no Brasil e em Belo Horizonte faz com que mais pessoas dediquem parte de suas rendas para presentear os pais. “O aumento do emprego também impacta muitas pessoas de baixa renda, possibilitando que elas comprem algum presente, mas sem gastar tanto. Há ainda muitas pessoas endividadas, o que faz com que elas gastem com mais cautela”, explica.
Sobre o tipo de presente a ser escolhido, 46,09% dos entrevistados pretendem comprar roupas (camisas, calças, meias), seguido por acessórios (21,74%), calçados (15,65%) e cosméticos (11,30%).
Fonte: Jornal O Tempo – Caderno de Economia – Publicado em 02/08/2024.