Veja como funciona a portabilidade da dívida no cartão de crédito

Em Belo Horizonte, Júnior Henrique dos Santos, um jovem vendedor de sacolés, enfrentou grandes dificuldades após se empolgar com as vendas e adquirir um cartão de crédito. O saldo, que começou em cerca de R$ 1 mil, inflou rapidamente para quase o dobro. Esse tipo de situação é comum no Brasil, onde mais de 13 milhões de famílias se encontram endividadas, com grande parte dessas dívidas advindas do uso do cartão de crédito.

Entretanto, uma novidade regulamentar promete trazer alívio para consumidores como Júnior. Desde o início deste mês, é possível transferir a dívida do cartão de crédito para outra instituição financeira que ofereça melhores condições. Esse novo processo, conhecido como portabilidade da dívida, pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca escapar das altas taxas de juros.

Como funciona a portabilidade do Cartão de Crédito?

A portabilidade de crédito chegou para te ajudar! Com ela, você pode trocar de banco sem burocracia e conseguir taxas mais baixas, economizando dinheiro e aliviando o bolso.

Como funciona?

1. Obtenha as informações da sua dívida: entre em contato com o banco que emitiu seu cartão e peça o saldo devedor, taxas de juros e encargos.
  2. Compare as ofertas: pesquise em outras instituições as condições de portabilidade, como taxas de juros, tarifas e prazos de pagamento.
  3. Escolha a melhor proposta: se encontrar uma oferta mais vantajosa, solicite a portabilidade na nova instituição.
  4. Banco original tem 5 dias para responder: A instituição original tem até 5 dias úteis para analisar sua solicitação e cobrir a oferta, caso queira. Se não cobrir, a portabilidade é automática.
  5. Processo gratuito: O processo de portabilidade é totalmente gratuito para o consumidor, conforme decreto do Conselho Monetário Nacional.

Vantagens da Portabilidade:

• Redução de juros: A principal vantagem é a possibilidade de conseguir taxas de juros mais baixas, diminuindo o custo total da dívida.
  • Menor valor das parcelas: com juros mais baixos, as parcelas também ficam menores, facilitando o pagamento.
  • Mais opções de crédito: A portabilidade aumenta a sua competitividade no mercado, permitindo que você negocie melhores condições com as instituições financeiras.
  • Processo simples e rápido: A portabilidade é um processo simples e rápido, que pode ser feito em poucos dias.
Quais são os benefícios reais para os consumidores?

Segundo Diogo Santos, economista do IPEAD/UFMG, a implementação da portabilidade pode forçar uma redução nas taxas de juros, que atualmente são extremamente altas, girando em torno de 13% a 14% ao mês. Isso representa mais de 400% ao ano, um valor que pode comprometer seriamente a saúde financeira do consumidor.

A portabilidade apresenta-se, portanto, como uma estratégia para incentivar a competição entre bancos e instituições financeiras, criando um ambiente que favoreça a queda dessas taxas e, consequentemente, beneficie o consumidor final.

Testemunhos de quem já utilizou a portabilidade

Carmélia Luzi de Jesus Andrade, uma artesã local, também compartilhou sua experiência: “Estou aguardando ansiosamente a chance de renegociar a dívida do meu cartão de crédito. Se eu conseguir um desconto, será uma excelente oportunidade para finalmente viver em paz.” Esses depoimentos reforçam a relevância da nova medida para a vida dos endividados.

Em resumo, a portabilidade da dívida do cartão de crédito aparece como uma solução viável e vantajosa para muitos brasileiros. Reduzindo as taxas de juros e oferecendo melhores condições de pagamento, esse novo recurso legal é um passo significativo no combate à inadimplência e ao endividamento excessivo no país.

Fonte: Portal Monitor do Mercado – Publicado em 04/07/2024 por Patrick.

Posted in Portabilidade dívida cartão de crédito, Taxa de Juros and tagged .