Estudo: Mineirão movimentou R$ 1,1 bilhão na economia de Minas Gerais em 2022

Em 2019, antes da pandemia, estádio havia gerado R$ 662 milhões na economia mineira
Estádio do Mineirão movimentou R$ 1,1 bilhão em atividades econômicas em 2022 - Reprodução / Mineirão
Estádio do Mineirão movimentou R$ 1,1 bilhão em atividades econômicas em 2022 – Divulgação / Mineirão

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrou que o Estádio do Mineirão impulsionou a economia de Minas Gerais em 2022, gerando um total de R$ 1,1 bilhão em atividades econômicas.

Os eventos esportivos e sociais realizados no Mineirão no ano passado resultaram em uma injeção imediata de R$ 963 milhões na economia. Desse valor, R$ 575 milhões foram provenientes das 55 partidas de futebol realizadas no estádio, enquanto R$ 388 milhões foram gerados por 152 eventos culturais, corporativos, feiras e shows. No total, quase 3 milhões de pessoas frequentaram o Mineirão em 2022, com dois terços comparecendo a jogos e um terço a eventos.

A pesquisa do Ipead destacou que, para cada R$ 1 gasto dentro do estádio com ingressos, alimentos, bebidas e estacionamento durante os dias de jogos, quase R$ 4 foram gastos fora do estádio. No caso dos eventos sociais, os gastos externos chegaram a R$ 2,67 para cada R$ 1 gasto no estádio. Em média, para todos os eventos estudados, R$ 3,35 foram gastos fora do Mineirão para cada R$ 1 gasto dentro do estádio, o que inclui setores como hospedagem, alimentação e transporte.

A atividade econômica gerada pelos eventos também teve implicações fiscais, com R$ 61,5 milhões em impostos arrecadados em Minas Gerais. O governo estadual arrecadou R$ 15,7 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto o município arrecadou R$ 39 milhões em Imposto sobre Serviços (ISS). O impacto total sobre o Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte foi de 0,77%, enquanto em Minas Gerais foi de 0,14%.

Geração de empregos

Além disso, o estudo do Ipead também analisou o impacto na geração de empregos, revelando que os eventos no estádio em 2022 resultaram na criação de 7.232 postos de trabalho em Minas Gerais, sendo 6.984 deles em Belo Horizonte. Isso representou aproximadamente 0,63% dos empregos na capital mineira, com as rendas dos salários gerando um total de R$ 350 milhões.

Por meio de pesquisas realizadas com o público presente aos eventos, o Ipead traçou um perfil socioeconômico dos frequentadores. Existe uma predominância de homens em eventos como feira de veículos (90%) e jogos de futebol (73%); e de mulheres nos eventos sociais (51%) e shows (53,4%). Notou-se ainda que a maioria dos frequentadores do Mineirão possuem entre 25 e 44 anos, com exceção das feiras, cuja maioria se encontra na faixa de 45 a 59 anos (38,50%).

Fonte: Jornal Máquina do Esporte – Publicado em 09/10/2023 por Redação Máquina do Esporte.

Posted in Impactos Socioeconômicos do Mineirão and tagged .