Metade das taxas de juros bancários ficou mais alta em novembro; veja números

Dados do Ipead mostram que as taxas de juros de empréstimos para compra de imóveis na planta, por exemplo, tiveram alta de 100%
Dinheiro - Foto: Marcos Santos / USP Imagens
— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Sete das 14 operações de crédito e financiamento para pessoa física apresentaram elevação nas taxas de juros médias no mês de novembro, em relação ao mês anterior. O dado é da pesquisa sobre a evolução das taxas de juros mensais praticadas pelo sistema bancário brasileiro, conduzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – Ipead. As operações que apresentaram as maiores altas nas taxas de juros médias foram na Construção Civil – Imóveis Construídos (79,63%) e na Planta (100%).

Já as taxas de juros de operações de captação, ou seja, os juros pagos pelos bancos aos clientes apresentaram queda em sua maioria. As maiores quedas nas operações para pessoa física ocorreram em Cartão de crédito rotativo total (-14,51%), Comércio eletrônico (-10,82%) e Cooperativas de Crédito (empréstimo) (-5,39%).

Quanto às taxas cobradas pelos bancos nas operações com pessoas jurídicas, três das quatro apresentaram queda: Conta Garantida (-17,57%) Antecipação de faturas de cartão de crédito (-7,38%) e Capital de giro (-3,12%).

Por outro lado, os Descontos de duplicatas apresentaram alta de 1,23% em relação ao mês anterior. Entre as taxas de captação pagas pelos bancos aos clientes, seis do total de oito apresentaram redução. Em todos esses casos a redução em relação ao mês anterior foi superior a 4%.

As únicas duas operações que apresentaram alta foram CDB (8,89%) e Aplicação em Cooperativas de Créditos (2,17%). A meta da taxa Selic está em 12,25% ao ano, desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central realizada entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2023.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 12/12/2023 – caderno de Economia.

Posted in Taxa de Juros and tagged .