O Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH) registrou alta de 0,75% em novembro em relação ao mês anterior, com uma pontuação de 41,96 em uma escala que vai de 0 a 100 pontos. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) a alta vem após duas quedas consecutivas e coloca agora o índice muito próximo ao nível de novembro de 2022.
A variação positiva do ICC-BH neste mês é explicada pela melhora na percepção da população em quatro dos seis componentes do índice. As altas ocorreram nos seguintes componentes: Situação Econômica do país (+5,85%), Percepção sobre a inflação (+6,67%), Situação financeira da família atual (+4,97%) e Situação financeira da família em relação ao passado (+0,61%). Já a piora na percepção da população ocorreu nos componentes Emprego e Pretensão de compra futura (até três meses à frente), que apresentaram queda de 8,93% e 8,19%, respectivamente.
A pesquisa conduzida pelo Ipead também inclui dados sobre os grupos de bens e serviços que os consumidores planejam adquirir nos próximos três meses. O grupo de Vestuário e calçados lidera em termos de intenção de compra, representando 30,97%. Na sequência, encontram-se os Eletrodomésticos e Turismo, com intenção de compra de 9,73%. Contudo, a pretensão de compra da população apresenta uma queda acumulada de 9,17% no ano e 16,73% em 12 meses.
No decorrer de 2023, o ICC-BH registra diminuição de 4,15%. Nos últimos doze meses, o índice apresenta uma variação positiva discreta de 0,11%.
A pesquisa completa está disponível no site do Ipead.
Sobre o Ipead
A Fundação Ipead, que este ano comemora 75 anos, é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG – Publicado em 04/12/2023.