Inflação em BH apresenta sinais de aceleração em outubro

Custo de vida na capital mineira, mensurado pelo IPCA-BH, registrou um aumento de 0,76%.

Moedas sendo empilhadas

A inflação na cidade de Belo Horizonte apresenta sinais de aceleração neste mês de outubro, conforme apontado pela segunda prévia divulgada pela Fundação IPEAD, responsável pelo índice.

De acordo com os dados, o custo de vida na capital mineira, mensurado pelo IPCA-BH, registrou um aumento de 0,76%. Enquanto isso, a inflação percebida pelas famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos, captada pelo IPCR, apresentou um incremento de 0,86%.

O estudo indica que o aumento nos preços de automóveis novos e de refeições fora de casa contribuiu para a elevação da inflação. Por outro lado, observou-se que a redução nos custos de passagens aéreas e no conserto de automóveis ajudaram a conter a inflação.

Além disso, os dados apontam que a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo IPCA-BH, atingiu 6,70%, enquanto pelo IPCR registrou-se um índice de 6,18%.

Fonte: Jornal Estado de Minas – caderno de Economia – Publicado em 19/10/2023.

Posted in Inflação, IPC and tagged .