Dia das crianças em BH será de menos movimento no comércio, mas gasto maior

Levantamento do Ipead mostrou que houve uma queda no número de consumidores que pretendem ir às compras; ticket médio será de R$ 83,52
Loja de brinquedos - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Loja de brinquedos — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O dia 12 de outubro da garotada de Belo Horizonte vai ser um pouco mais, digamos, “borocoxô” neste ano. Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), houve uma queda no número de consumidores que pretende presentear neste Dia das Crianças. Do total dos entrevistados, 41, 90% pretendem ir às compras, o que representa uma queda de 5,40% em relação à 2022 e o mesmo patamar de 2018.

Apesar do recuo no número de pessoas que devem presentear meninos e meninas neste ano, o valor médio gasto será superior ao do ano passado, com o ticket de R$ 83,52 por criança. Entre aqueles que vão às compras, cerca de 73,49% dos entrevistados disseram que planejam comprar presentes de até R$ 100.

Dia das Crianças: veja pretensão de valor médio de gasto com os presentes:

• Acima de R$ 250: 3,61%
  • De R$ 151 a R$ 250: R$ 6,02%
  • De R$ 101 a R$ 150: 16,87%
  • Até R$ 100: 73,49%
  • De R$ 51 a R$ 100: 37,35%
  • Até R$ 50: R$ 36,14%

Em comparação ao ano passado, houve um aumento do número de pessoas que afirmam que pretendem gastar valor igual ou superior ao ano passado, de 64,28% para 74,70%, um crescimento de 16%. Consequentemente, houve queda da parcela dos entrevistados que pretendem gastar menos que gastaram no ano anterior (de 27,38% para 14,46%)

O preço médio de brinquedos, principal item adquirido na data, teve uma queda de 8,20% no acumulado de 2023. Mas eles ficaram 3,24% mais caros neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A compra presencial ainda é a escolhida pela maioria dos consumidores, com 54,55% dos entrevistados. Segundo o Ipead, isso favorece o impacto positivo para o comércio da capital porque evita a diluição dos gastos por outras cidades e até outros países.

A pesquisa de pretensão de compra para o Dia das Crianças é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. O levantamento é realizado em setembro com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC. Foram seguidos o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 28/09/2023 – caderno de Economia.

Posted in Dia das Crianças, ICC - BH and tagged .