Levantamento do Ipead mostrou que houve uma queda no número de consumidores que pretendem ir às compras; ticket médio será de R$ 83,52
O dia 12 de outubro da garotada de Belo Horizonte vai ser um pouco mais, digamos, “borocoxô” neste ano. Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), houve uma queda no número de consumidores que pretende presentear neste Dia das Crianças. Do total dos entrevistados, 41, 90% pretendem ir às compras, o que representa uma queda de 5,40% em relação à 2022 e o mesmo patamar de 2018.
Apesar do recuo no número de pessoas que devem presentear meninos e meninas neste ano, o valor médio gasto será superior ao do ano passado, com o ticket de R$ 83,52 por criança. Entre aqueles que vão às compras, cerca de 73,49% dos entrevistados disseram que planejam comprar presentes de até R$ 100.
Dia das Crianças: veja pretensão de valor médio de gasto com os presentes:
- Acima de R$ 250: 3,61%
- De R$ 151 a R$ 250: R$ 6,02%
- De R$ 101 a R$ 150: 16,87%
- Até R$ 100: 73,49%
- De R$ 51 a R$ 100: 37,35%
- Até R$ 50: R$ 36,14%
Em comparação ao ano passado, houve um aumento do número de pessoas que afirmam que pretendem gastar valor igual ou superior ao ano passado, de 64,28% para 74,70%, um crescimento de 16%. Consequentemente, houve queda da parcela dos entrevistados que pretendem gastar menos que gastaram no ano anterior (de 27,38% para 14,46%)
O preço médio de brinquedos, principal item adquirido na data, teve uma queda de 8,20% no acumulado de 2023. Mas eles ficaram 3,24% mais caros neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A compra presencial ainda é a escolhida pela maioria dos consumidores, com 54,55% dos entrevistados. Segundo o Ipead, isso favorece o impacto positivo para o comércio da capital porque evita a diluição dos gastos por outras cidades e até outros países.
A pesquisa de pretensão de compra para o Dia das Crianças é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. O levantamento é realizado em setembro com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC. Foram seguidos o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.
Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 28/09/2023 – caderno de Economia.