Dia dos Namorados: cresce número de casais que vão se presentear em BH

Apesar da boa notícia, ticket médio teve pouca alteração de 2022 para este ano, girando em torno de R$ 109
Expectativa do comércio em BH é alta para o Dia dos Namorados - Foto: Pixabay
Expectativa do comércio em BH é alta para o Dia dos Namorados — Foto: Pixabay

Dia 12 de junho já está aí e parece que o belo-horizontino, neste ano, vai se dar bem. Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead) da UFMG, 41,43% dos entrevistados pretendem presentear, uma alta de 8,74%. Cresceu também o número de pessoas que devem gastar um valor superior ao de 2022, de 25% para 36,84%. E caiu, de 30,56% para 10,53%, aquelas que devem gastar menos do que no último ano.

Diogo Santos, economista do Ipead/UFMG, observa que o principal fator para o aquecimento da data é mesmo o maior número de pessoas querendo presentear: seja por mais gente namorando ou mais casais decidindo ir às compras neste ano. “O preço do presente mesmo, alterou poucos centavos”, explica. Segundo o instituto, o ticket médio dos presentes a serem adquiridos em 2023 é de R$ 109,21, valor próximo ao observado no ano passado, de R$ 109,03.

“Até 2020, houve queda no número de pessoas querendo presentear. Como o preço médio não subiu, o levantamento reflete um orçamento mais apertado da população, com alto endividamento. Os juros altos também dificultam comprar um presente mais caro, parcelado, por exemplo”, ressalta o economista.

Apesar deste cenário de dívidas e juros em patamares elevados no país, o comércio de BH está bastante otimista com a data. Dados divulgados pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas (Fecomércio MG) apontam que 70,9% das empresas no Estado esperam vender mais neste Dia dos Namorados. O número representa um aumento de quase 24% se comparado à expectativa do ano passado, de 47,1%.

Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) também mostrou que a maioria dos comerciantes (60,3%) acredita que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. A previsão, segundo a entidade, é que a data injete cerca de R$ 2,15 bilhões na capital mineira.

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 02/06/2023 por Shirley Pacelli.

Posted in Pretensão de Compra and tagged .