Inflação em BH fecha em desaceleração em maio

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem  divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados da pesquisa de inflação em Belo Horizonte realizada no mês de maio de 2023.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA-BH, desacelerou nas duas últimas quadrissemanas. Entretanto, em comparação com o mês de abril, o IPCA de maio subiu de 0,27% para 0,44%.

– Inflação sentida pelas famílias de 1 a 5 salários mínimos, captada pelo IPCR, salta para 1,71% em maio puxada pelo reajuste das tarifas de ônibus ultrapassando o IPCA.

– Custo da Alimentação da residência acumula queda de -1,31% no ano.

– Queda nas Passagens aéreas e excursões ajudaram a segurar a inflação de maio.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Inflação, IPC and tagged .