Quanto custa um empréstimo ou um financiamento em BH? Veja taxas de juros

Confira média praticada pelo mercado imobiliário, venda de carros e rotativo do cartão de crédito

Com a taxa básica de juros no Brasil mantida no patamar de 13,75% pelo Banco Central, quanto custa comprar a casa própria, financiar um carro ou quitar as dívidas em atraso do cartão de crédito em Belo Horizonte? A taxa de juros de empréstimos em BH teve algumas quedas em março deste ano, mas continua em um patamar elevado, na perspectiva de especialistas.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead) da UFMG levantou as principais taxas do mercado e apurou que a maioria continuou a subir no último mês. Por outro lado, algumas das mais procuradas por pessoas físicas diminuíram. A taxa média de financiamento de uma casa já construída, por exemplo, teve redução de 27,5% em comparação ao mês anterior e a de automóveis com as montadoras, de 2,81%. O rotativo do cartão de crédito diminuiu 2,21% e atingiu uma taxa mensal de 13,25%.

“A taxa do cartão sempre foi altíssima e, agora, está em torno de 13% ao mês. Se a pessoa deve R$ 100, no mês seguinte esse valor será acrescido de 13% e vai ficando mais difícil de pagar. É uma bola de neve. As empresas utilizam a taxa de juros para poder se resguardar da inadimplência, mas o problema é que isso tem limite, porque, por causa das taxas, a inadimplência aumenta demais. O que acontece é até perverso”, pondera o responsável pelo levantamento, o economista Eduardo Antunes.

Confira, abaixo, quais são as taxas médias praticadas pelo mercado para cada categoria de empréstimo na capital:

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado em 05/04/2023  por Gabriel Rodrigues

Posted in Inflação, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br