Semana Santa: confira o preço médio dos peixes em BH nesta Páscoa

Fundação Ipead levantou valores de variações do bacalhau e opções mais baratas na capital
Fundação Ipead avaliou preço médio de variações de bacalhau para a Páscoa - Foto: JOAO LEUS

Fundação Ipead avaliou preço médio de variações de bacalhau para a Páscoa — Foto: JOAO LEUS

O consumidor que foi às compras nos últimos dias em busca de peixes para a Semana Santa e para a Páscoa se deparou com preços, em média, mais elevados do que no ano anterior. A alta chega a quase 100% para a posta do bacalhau do Porto dessalgado, que, em 2022, custava R$ 75,40, mas chegou a 2023 custando R$ 149,16.

A média é calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Ipead). A pesquisa deste ano levantou preços de sete apresentações de bacalhau e de outros quatro tipos de peixes em estabelecimentos da capital. Poucas opções ficaram mais baratas em comparação ao ano anterior. Uma delas, a posta de surubim congelado, teve uma queda de preço de 8,27% e, agora, custa R$ 36,77. Em meio às altas, a doação de peixe no bairro Bonfim voltou a ocorrer neste ano, após ser suspensa desde o começo da pandemia.

A Fundação IPEAD levantou preços entre os dias 8 e 28 de março, portanto não abrangeu a véspera da Páscoa. Confira o preço médio dos peixes em BH:

Fonte: Jornal O Tempo – Publicado por Redação em 07/04/2023.

Posted in Cesta Básica, Inflação, IPC, Pesquisa especial Páscoa.