Divulgação dos índices do mês maio/22 e Pretensão de compra para o Dia dos Namorados – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de maio de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, avançou, apresentando um aumento de 0,07% no mês de maio. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 7,42% para Vestuário e complementos, 1,38% para Alimentos elaboração primária e 1,18% para Alimentos industrializados. No sentido oposto, destaca-se a queda de 8,39% para Alimentos in natura.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em maio foi a passagem aérea, com alta de 43,70% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,58%.

– O custo da cesta básica apresentou recuo em maio de 4,95%, custando R$ 680,80. Os principais responsáveis por esse recuo foram o Tomate (27,40%)Banana caturra (12,36%) e o Chã de dentro (2,64%).

– A taxa Selic subiu para 12,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 03 e 04 de maio.

– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de maio apresentaram queda na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de maio, 34,37 pontos apresentando uma queda de 0,47%.

– A pesquisa de Pretensão de compra para o Dia dos Namorados de 2022 constatou que 38,10% dos entrevistados pretendem presentear uma pessoa no Dia dos Namorados, sendo o maior percentual apurado desde 2019.

– O valor médio dos presentes será R$98,13 neste ano, 6,75% menor que o valor apurado na pesquisa de 2021.

– Destaca-se que a faixa de valor para presentes “Acima de R$150,00” foi a mais citada, representando 27,50% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Pretensão de Compra, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .