Desenvolvida anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), a pesquisa especial Pretensão de compra para o Dia das Mães de 2022, aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte, mostra que a maioria dos entrevistados, 59,52%, pretende presentear a mãe ou alguma pessoa próxima no Dia das Mães, comemorado neste domingo, dia 8 de maio, o que significa uma alta de 16,77% em relação ao ano passado.
Dentre os consumidores que pretendem presentear, observou-se que o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2022 está superior ao de 2021, alta de 6,97%, sendo o valor médio apurado igual a R$95 neste ano, enquanto no ano anterior o valor foi de R$88,81. Destaca-se que a faixa de valor para presentes “De R$51 a R$100” foi a mais citada, representando 34,40% dos consumidores que pretendem presentear em 2022.
Os resultados ainda mostram que 46,40% dos consumidores que pretendem presentear gastarão, neste ano, valor igual ao que gastaram no ano passado.
A pesquisa tem o objetivo de avaliar as expectativas de compra dos consumidores da capital mineira para essa data comemorativa, realizada uma vez ao ano, durante o mês de abril, com os 210 consumidores que respondem a pesquisa do ICC, seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar.
Os resultados obtidos com a pesquisa de Pretensão de compra para o Dia das Mães permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros. As pesquisas foram realizadas de forma presencial, por meio de telefone e de ferramenta on-line.
Custo de vida
O custo da cesta básica, definida pelo Decreto-Lei 399/38, que representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação, apresentou variação positiva de 3%, entre março e abril de 2022. O valor da cesta no mês passado foi de R$716,26, o equivalente a 59,10% do salário mínimo. Seguem abaixo os destaques do mês. As pesquisas completas podem ser encontradas no site do Ipead.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da cidade de Belo Horizonte, que mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, apresentou uma variação positiva de 0,86% na quarta quadrissemana de abril de 2022. O Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), referente às famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos, apresentou, no mesmo período, variação positiva de 1,04%. Entende-se como quarta quadrissemana de abril o período que compreende todas as semanas de abril de 2022.
Os resultados foram obtidos pela Fundação Ipead/UFMG, mediante comparação dos preços médios praticados no período de 1° a 30 de abril, com os preços médios praticados entre 1º e 31 de março.
Dentre os 11 itens agregados que compõem o IPCA, os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 4,06% para Alimentos industrializados, 3,82% para Alimentos elaboração primária, 2,32% para Vestuário e complementos, 2,07% para Alimentação em restaurante, 1,96% para Saúde e cuidados pessoais, 1,26% para Artigos de residência. No sentido oposto, destaca-se a queda de 1,22% para Bebidas em bares e restaurantes.
Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.
Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG – Publicado em 06/05/2022.