Divulgação dos índices do mês fevereiro de 2022 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de fevereiro de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, avançou, apresentando um aumento de 0,21% no mês de fevereiro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 9,60% para Alimentos in natura, 3,54% para Bebidas em bares e restaurantes e 1,21% para Encargos e manutenção. No sentido oposto, destaca-se a queda de 4,48% para Vestuário e complementos.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em fevereiro foi o Condomínio residencial, com alta de 2,14% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,68%.

– O custo da cesta básica apresentou aumento em fevereiro/2022 de 1,28%, custando R$ 645,36 no mês. Os principais responsáveis por esse aumento foram o Tomate Santa Cruz (4,73%), Feijão carioquinha (9,39%) e a Batata inglesa (19,58%).

– A taxa Selic subiu para 10,75% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) entre os dias 01 e 02 de fevereiro de 2022.

– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física no mês de fevereiro apresentaram altas em alguns setores e quedas em outros ao serem comparadas às taxas observadas no mês anterior.

– O Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) atingiu, no mês de fevereiro, 33,72 pontos, apresentando uma queda de 3,53%.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .