Divulgação dos índices do mês janeiro de 2022 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de janeiro de 2022.

Destaques:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA, avançou no primeiro mês do ano, apresentando um aumento de 2,00% no mês de janeiro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, os maiores destaques, em termos de variação, foram as altas de 10,25% para Alimentos in natura, 3,08% para Despesas pessoais, 2,70% para Artigos de residência, 2,54% para Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU e 1,21% para Saúde e cuidados pessoais. No sentido oposto, destaca-se a queda de 1,71% para Bebidas em bares e restaurantes.

– O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em janeiro foi o empregado doméstico, com alta de 10,18% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 10,79%. Destaca-se que para o ano de 2022, a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional é igual a 3,50%, podendo variar entre 2,00% e 5,00%.

– O custo da cesta básica apresentou aumento em janeiro/2022 (4,66%), custando R$ 637,20 no mês. Os principais responsáveis por esse aumento foram a Batata inglesa (33,13%), o Chã de dentro (4,00%) e o Tomate Santa Cruz (18,51%).

– A taxa Selic continua em 9,25% ao ano, desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 07 e 08 de dezembro de 2021.

– As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram queda na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês anterior.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .