Belo-horizontinos devem gastar menos de R$ 100 com presentes de Natal

Os consumidores de Belo Horizonte devem comprar menos presentes de Natal neste ano, em comparação com 2020. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 58,10% dos entrevistados deve gastar menos de R$ 100 com as compras.

A pretensão de compra para o Natal foi aplicada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) em 210 consumidores que respondem o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte mensalmente.

Neste ano, 58,1% dos entrevistados vai presentear, enquanto 41,9% não farão compras para o Natal. O valor médio dos gastos é de R$ 86,77, ticket médio abaixo do registrado no ano passado, de R$ 111,86.

As principais intenções de compra estão nas lojas vestuário e calçados (14,76%), móveis (9,52%) e informática/telefonia (7,14%).

Por outro lado, os empresários mineiros estão otimistas com as vendas na data. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 69,6% das empresas de Minas Gerais que são impactadas pelo período esperam por vendas melhores que no ano passado.

As empresas mais afetadas coincidem com a intenção de compra dos consumidores, que são as de tecidos, vestuário e calçados (91,3%); móveis e eletrodomésticos (89%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (89,1%).

Dos 403 empresários entrevistados, 69,6% acreditam que as vendas serão melhores que 2020, enquanto apenas 11,3% esperam um desempenho inferior.

Em relação ao estoque e ticket médio de consumo, 34,1% das empresas já estão preparadas para a data e 39,2% esperam por vendas de até R$100,00, feitas com pagamento no cartão de crédito em mais de uma parcela.

onte: Jornal Estado de Minas – Publicado em 09/12/2021 por Isabela Bernardes – Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen.

Posted in ICC - BH, Pretensão de Compra and tagged .