Divulgação dos índices do mês agosto/21 – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de agosto de 2021.

A seguir alguns destaques da divulgação:

– O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, aumentou 0,44% no mês de agosto. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, em termos de variação, as altas de 4,83% para Alimentos in natura, de 2,61% para Alimentos industrializados, de 2,14% para Vestuário e complementos, de 1,47% para Alimentos elaboração primária e de 1,06% para Alimentação em restaurante. No sentido oposto, não houve destaques significativos.

– O item de maior contribuição para o aumento no custo de vida em agosto foi a gasolina, com alta de 2,06% no mês.

– A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 8,62%.

– O custo da cesta básica apresentou nova alta em agosto/2021 (1,10%), custando R$ 574,53 no mês. Os principais responsáveis por essa alta foram a banana caturra(16,37%),  a batata inglesa (15,57%) e o Chã de dentro (1,26%). A cesta básica continua apresentando uma alta variação acumulada igual a 19,98% nos últimos 12 meses.

– A taxa Selic subiu para 5,25% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 03 e 04 de agosto de 2021.

– Todas as taxas de juros praticadas para pessoa  jurídica  apresentaram alta ou estabilidade.

– Praticamente todas as taxas de captação apresentaram alta em relação ao mês anterior.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Economista – Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, IPC, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .