Divulgação dos índices do mês de abril + Pretensão de compra para o Dia das Mães – Fundação IPEAD/UFMG

É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de abril de 2021.

Destaques

• O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, avançou em abril, ao ser comparado com março, apresentando um aumento de 0,40% no mês. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, as altas de 1,59% para Alimentos industrializados, de 1,57% tanto para Alimentos elaboração primária quanto para Vestuário e complementos e de 1,38% para Saúde e cuidados pessoais. No sentido oposto, não houve destaques significativos.
  • O produto de maior contribuição para o aumento no custo de vida em abril foi a Gasolina comum, com alta de 1,25% no mês.
  • A inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo IPCA, está em 6,83%.
  • O custo da cesta básica apresentou alta em abril/2021 (0,83%), após duas quedas consecutivas, passando a custar R$ 556,91. Os principais responsáveis pela alta foram a carne Chã de dentro (3,14%), o Feijão carioquinha (5,67%) e a Manteiga (3,37%).
  • A cesta básica apresentou alta de 15,65% acumulada nos últimos 12 meses.
  • O Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, apresentou alta no mês de abril, atingindo 33,16 pontos, voltando a subir após forte queda em março. As componentes “Emprego” e “Situação econômica do país” foram as que mais contribuíram para a melhora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de abril.
  • A pesquisa especial de Pretensão de Compra Para o Dia das Mães do ano de 2021 constatou que será um ano com mais presentes, porém com presentes de valor médio inferior ao observado no ano anterior (R$88,81).
  • As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês de março. Entre as taxas para pessoa jurídica, a maioria apresentou redução. Entre as taxas de captação, a maioria apresentou alta em relação ao mês anterior.

Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.

Atenciosamente,

Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
www.ipead.face.ufmg.br

Posted in Cesta Básica, ICC - BH, IPC, Pretensão de Compra, Tarifas Bancárias, Taxa de Juros and tagged .