É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem até este veículo de comunicação divulgar, em primeira mão, os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de janeiro de 2021, sobre o Índice de Confiança do Consumidor e a pesquisa especial sobre o dispêndio com Material Escolar. A Fundação disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.
Destaques:
- Neste período foi realizada uma pesquisa especial sobre o dispêndio com material escolar, a qual constatou que apenas 26,67% dos entrevistados informaram ter gastos com material escolar em 2021, uma queda de 37,08% em comparação com o ano anterior, indicando um reflexo direto da interrupção de aulas presenciais devido à pandemia do Covid-19.
- Dentre os consumidores que anunciaram ter gastos com material escolar, 75% pretendem adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. As estratégias “Reutilizar material escolar do ano anterior” e “Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos”, continuam sendo as opções mais citadas pelos consumidores nos últimos seis anos. Verificou-se ainda que a maior parte dos entrevistados (48,21%) informou que pretende realizar o pagamento das compras de material escolar à vista, com dinheiro ou cartão de débito automático. Em 2021, observou-se nova alta na pretensão de adotar cartão de crédito para pagar parcelado tais compras de material, subindo de 26,97% em 2020 para 33,93% em 2021.
- O Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, apresentou nova queda no mês de janeiro, atingindo 35,08 pontos, chegando à segunda queda consecutiva após seis meses de recuperação do índice (junho até novembro/20).
- As componentes “Inflação” e “Emprego” foram as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de janeiro.
- A vivência do aumento no número de casos confirmados do Covid -19, o fechamento do comércio e o pagamento das obrigações características do mês de janeiro (IPVA, IPTU, material escolar, dentre outros) contribuíram para uma piora na percepção da população sobre a economia de modo geral.
Atenciosamente,
Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral – Economista
Fundação IPEAD/UFMG
Tel: 313409-7110 / Cel: 31984199802
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