É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de novembro de 2020 + a pesquisa especial do Natal. A Fundação disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.
Destaques:
- Neste período foi realizada uma pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Natal, que mesmo diante do ano de pandemia, se mostrou estar mais aquecido que o ano de 2019 devido ao aumento de 3,81% na intenção de presentear e a alta de 33,22% no valor do ticket médio por presente, ficando igual a R$ 111,86 em 2020.
- Após a estabilidade observada no mês de outubro, o Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, apresentou alta de 1,93% no mês de novembro. No entanto, vale destacar que o índice ainda permanece bem abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo.
- O ICC-BH de novembro, 37,16 pontos, foi o maior observado após implementação de medidas de combate à pandemia do Covid-19 (abril = 30,76, maio = 33,44, junho = 33,15, julho = 35,20, agosto = 36,26, setembro = 36,44, outubro = 36,45).
- As componentes “Inflação”, “Situação Econômica do País” e “Situação Financeira da Família” foram as que mais contribuíram para a melhora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês de novembro.
- O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, avançou em relação ao mês de outubro/2020, apresentando um aumento de 0,61% no mês de novembro. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados, sendo os maiores destaques, em termos de variação, as altas de 6,88% para Alimentos in natura, de 3,63% para Vestuário e complementos, de 1,67% para Artigos de residência, de 1,62% para Alimentação em restaurante e de 1,49% para Alimentos elaboração primária. No sentido oposto, não houve grupos com queda de variação.
- A inflação acumulada nos últimos 12 meses permaneceu acima da meta de 4,00% definida pelo Conselho Monetário Nacional para o ano de 2020, sendo igual a 4,86% em novembro. Nesse mesmo período, o grupo Alimentação na residência apresenta alta acumulada de 19,17%, bem acima da inflação.
- O custo da cesta básica apresentou a quarta alta consecutiva em novembro/2020 (%), custando R$ 553,24 no mês. Os principais responsáveis por essa elevação foram o Tomate Santa Cruz (36,67%), a Batata inglesa (42,78%) e a carne Chã de dentro (4,34%).
- A cesta básica apresenta uma variação acumulada de 33,53% nos últimos 12 meses, aproximadamente sete vezes maior do que a inflação.
- A taxa Selic foi mantida em 2,00% ao ano desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), entre os dias 27 e 28 de outubro de 2020, permanecendo no menor valor já observado na série histórica deste indicador.
- As taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentaram alta na maioria dos setores ao serem comparadas às taxas do mês de outubro. Sobre as taxas para pessoa jurídica, a maioria também apresentou alta. Por fim, entre as taxas de captação, a maioria apresentou estagnação ou queda em relação ao mês anterior.
Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral – Economista
IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG
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