Repercussão das pesquisas de Pretensão de compra para o Dia dos Namorados, Custo de Vida e Cesta Básica

A Rádio CBN-BH entrevistou a Coordenadora de Pesquisas e Desenvolvimento da Fundação IPEAD, Thaize Martins, e repercutiu os índices das pesquisas realizadas em maio de 2020.

Alguns destaques:

  • Neste período foi realizada uma pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia dos Namorados, que se mostrou estar menos aquecido em relação à 2019. Para o comércio é previsto um movimento bem inferior, com uma queda de 15% na intenção de presentear, sendo este, o resultado mais baixo dos últimos cinco anos.
  • O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, apresentou queda de 0,39% no mês de maio/2020 ao ser comparado com o mês de abril. Considerando apenas os meses de maio, trata-se da maior deflação já observada desde maio/1995.
  • O custo da cesta básica apresentou a quarta alta consecutiva em maio/2020 (1,79%), custando R$ 490,15 no mês, renovando assim, o maior valor já observado na série histórica da pesquisa (início em junho/1994). A principal responsável por esse aumento da cesta no mês de maio foi a Batata inglesa com 32,60% de aumento no mês e 80,26% acumulado no ano.

Fonte: Rádio CBN-BH – Publicado em 04/06/2020, reportagem de Laura Marques.

Posted in Cesta Básica, IPC, Pretensão de Compra and tagged .

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

View posts by Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD

Assessoria de Comunicação Fundação IPEAD - ipead@ipead.face.ufmg.br