É com muita satisfação que o IPEAD/UFMG – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG vem divulgar, em primeira mão, para toda a sociedade e imprensa os resultados dos estudos/pesquisas realizadas no mês de abril de 2020, incluindo a pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia das Mães. A Fundação disponibiliza profissionais especialistas para atender às suas demandas e prestar os esclarecimentos necessários.
Destaques:
- Neste período foi realizada uma pesquisa especial sobre a pretensão de compra para o Dia das Mães, que se mostrou estar menos aquecido em relação à 2019. Para o comércio, que tem essa data como uma das mais esperadas do ano, é previsto um movimento bem inferior, com uma queda de 37% na intenção de presentear, devido à situação de pandemia do Covid-19 vivida neste momento.
- Dentre os 47,62% dos entrevistados que pretendem presentear no dia das Mães, o ticket médio por presente ficou próximo do observado no ano passado, com uma redução de R$ 1,32, sendo que a maior parte informou que irá gastar o mesmo valor do ano de 2019 (R$ 98,50 em 2020 e R$ 99,82 em 2019).
- O Índice de Confiança do Consumidor, ICC-BH, apresentou forte queda em abril na comparação com o mês de março, sendo igual a -17,80%. Ressalta-se que o índice permanece abaixo dos 50 pontos, nível que separa o pessimismo do otimismo, e atingiu seu menor patamar já observado na série histórica da pesquisa, ficando igual a 30,76 pontos.
- As componentes “Situação Econômica do País”, “Emprego” e “Pretensão de compra” foram as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores belo-horizontinos, com quedas superiores a 20% no mês. Esses resultados refletem o impacto da pandemia do Covid-19 nos consumidores, após a situação de distanciamento social e o fechamento de grande parte do comércio na capital mineira.
- O custo de vida em Belo Horizonte, medido pelo IPCA e pelo IPCR, apresentou queda de 0,08% no mês de abril/2020 ao ser comparado com o mês de março. O resultado foi obtido a partir da pesquisa de preços dos produtos/serviços que são agrupados em 11 itens agregados. Apesar da deflação observada no mês, os produtos alimentares apresentaram forte alta no período, sendo os maiores destaques, em termos de variação, as altas de 6,77% para Alimentos elaboração primária, de 5,96% para Alimentos in natura e de 2,14% para Alimentação em restaurante. No sentido oposto destacam-se as quedas de 2,58% para Bebidas em bares e restaurantes e de 1,81% para Produtos administrados, principalmente os combustíveis. O aumento da demanda por itens alimentares durante o período da quarentena, com muitas famílias em casa, mantendo o distanciamento social e, consequentemente, a queda na demanda por combustíveis, explicam os resultados do mês de abril.
- O mês de abril permaneceu com a inflação acumulada nos últimos 12 meses acima da meta de 4,00%, definida pelo Conselho Monetário Nacional para o ano de 2020, sendo igual a 4,31%.
- O custo da cesta básica apresentou a terceira alta consecutiva em abril/2020 (1,07%), custando R$ 481,54 no mês. Trata-se do maior valor já observado na série histórica da pesquisa, a qual teve início em junho/1994. O principal responsável por esse aumento da cesta no mês de abril foi o Feijão carioquinha (28,14% no mês).
- A taxa Selic permanece em 3,75% a.a. desde a última reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), nos dias 17 e 18 de março de 2020.
- A maioria das taxas médias de juros praticadas para pessoa física apresentou queda em relação às taxas praticadas no mês anterior, sendo o maior destaque a taxa para a Construção civil que apresentou uma redução significativa em relação ao período anterior. Dentre as taxas para pessoa jurídica, a maioria apresentou queda. Por fim, as taxas de captação, na maioria delas ficou estável em relação ao mês anterior.
Salientamos que os responsáveis pelas pesquisas estão à disposição para esclarecer dúvidas, gravar matéria específica para seu veículo de comunicação e agendar inserções em programas ao vivo, caso haja interesse.
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Atenciosamente,
Renato Mogiz Silva
Superintendente Geral
Fundação IPEAD/UFMG – Fundação Instituto de Pesquisas
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