Retomada econômica no curto prazo é cada vez mais improvável

Em meio ao aumento de casos da Covid e de restrições sociais para contê-la, não é difícil perceber o clima de desconfiança entre os consumidores da capital, conforme apontado pelo ICC-BH medido em março pela Fundação Ipead/UFMG – o pior indicador para o mês (29,01, na escala de zero a 100) desde 2004. “Os produtos e serviços aumentaram muito de valor, de maneira geral, por causa da pandemia. E é terrível porque há muita gente sem trabalhar. E aqueles que estão trabalhando ainda sobem seus preços para compensar a redução do consumo”, afirmou a aposentada Mônica Rosa De Lorenzo, de 62 anos. Na tarde de quarta-feira (7), Mônica, que voltava a pé para casa de um supermercado na região Noroeste […]

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Inflação e incerteza: março na capital teve os preços no teto e a confiança do consumidor no chão

Pesquisa divulgada ontem (07/abr) pela Fundação Ipead/UFMG sobre custo de vida e outros aspectos econômicos da capital, em março, mostrou dois indicadores com tendências diametralmente opostas que evidenciaram toda a gravidade da crise da Covid-19. De um lado, a inflação, medida pela variação de preços de 242 produtos e serviços em BH, subiu 1,24% sobre fevereiro – maior percentual registrado para o mês nos últimos seis anos. De outro, no período em que o comércio operou com as mais severas restrições decorrentes do combate à doença – ditadas por decretos da PBH e por indicações da ‘Onda Roxa’ do governo estadual –, o Índice de Confiança do Consumidor da capital (ICC-BH) atingiu 29,01 pontos, numa escala até 100 em que […]

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Índice de confiança do consumidor de BH cai para 29,01% em março, diz IPEAD

Dados foram divulgados pelo IPEAD/UFMG nesta quarta-feira (31/mar); a queda é a maior desde o início do estudo, em 2004 A Fundação IPEAD/UFMG divulgou, nesta quarta-feira (31/03), os dados do Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC/BH), que alcançou 29,01 pontos em março – representando uma queda de 19,54% em comparação com fevereiro. É o menor patamar desde o início da pandemia e do surgimento do estudo, em maio de 2004. O indicador é calculado mensalmente e compila opiniões de consumidores sobre o consumo no curto, médio e longo prazo. Sendo assim, os empresários do comércio varejista conseguem ter a percepção das melhorias que devem ser feitas no negócio, como estoques e investimentos, através das expectativas dos próprios consumidores. Foram entrevistadas 210 […]

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