Portal Banco de Preços de Mercado - Perguntas e Respostas
O que é o Portal Banco de Preços de Mercado do IPEAD/UFMG?
O Portal Banco de Preços é uma ferramenta inédita para pesquisa e comparação de preços de produtos e serviços. Ele fornece uma base de dados robusta e diferenciada no mercado, pois, apresenta, por meio de acesso on-line e ilimitado, estatísticas de preços efetivamente praticados no mercado servindo para a formação do valor de referência, julgamento de propostas, realinhamento de preços de contratos e geração de orçamento, tudo em pleno atendimento às determinações legais que regulam compras públicas.
Quais as principais vantagens de se trabalhar com o Portal Banco de Preços do IPEAD/UFMG?
Dar mais agilidade na formação de preços de referência;
Promover economia de recurso público;
Atender exigências da lei 8.666/93 e demais legislações pertinentes;
Atender a recomendações dos Tribunais de Contas;
Dar mais transparência aos processos de compra;
Proporcionar mais segurança jurídica ao executivo e à comissão de licitação.
É possível listar algumas instituições que trabalham ou já trabalharam com o Portal Banco de Preços de Mercado IPEAD/UFMG?
Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba - AMEPI
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA
Ministério Público de Minas Gerais
Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER/MG
Qual a avaliação do Portal Banco de Preços de Mercado IPEAD/UFMG por parte dos usuários?
O Portal Banco de Preços de Mercado do IPEAD/UFMG já foi testado e aprovado por inúmeros gestores. Veja abaixo algumas avaliações:
Existe alguma avaliação dos serviços do IPEAD por parte dos juristas especialistas na área?
Sim, alguns Juristas que atuam diretamente sobre o tema Compras Públicas conhecem e recomendam a utilização da ferramenta. Dentre eles citamos o Dr. Jair Santana, Dra. Tatiana Camarão e Dra. Anna Carla D. Chrispim, que, em sua obra TERMO DE REFERÊNCIA - O impacto da especificação do objeto e do termo de referência na eficácia das licitações e contratos, menciona:
"O TCU recomenda que seja feita ampla pesquisa de preços praticados no mercado,..."
"...as fontes e metodologias disponíveis para produção da pesquisa de preços ainda são complexas."
"Neste ponto, cabe informação. A Fundação IPEAD, entidade sem fins lucrativos vinculados é Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, realiza, por meio dos melhores padrões técnicos disponíveis, levantamento, tratamento e análise estatística de preços, objetivando fornecer aos usuários pesquisa balizadora de mercado."
O Portal Banco de Preços substitui o complexo trabalho de cotações de preços tratados na lei e que seriam realizadas pelas instituições?
Sim. A legislação que disciplina os processos licitatórios é omissa no que tange ao procedimento adequado para pesquisa de preços previa é licitação, porém o TCU já se manifestou em diversos acórdãos que a pesquisa de preços de mercado é necessária para se chegar aos parâmetros de preço do mercado. Com isso o portal banco de preços de mercado IPEAD/UFMG proporciona, atrav´s de rigorosos critérios estatísticos, o real preço dos produtos/serviços no mercado, deixando a administração segura quanto ao preço de referência para o processo licitatório. Em casos excepcionais de produtos com número de cotação inferior a três no Portal Banco de Preços de Mercado será necessário que administração pública realize outras cotações.
Qual a forma de contratação do serviço?
Em função de sua natureza estatutória e de suas finalidades, a Fundação vem sendo contratada por dispensa de licitação baseado nos termos do inciso XIII, do art.24, da lei 8.666/93.
Ademais a Fundação poderá, ainda, ser contratada por meio do processo de inexigibilidade de licitação, com fulcro no art. 25 da Lei 8.666/93, dado a natureza singular do serviço prestado.