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Pesquisas

Pesquisa de Preços de Mercado

Por meio de equipe experiente e capacitada, equipamentos e software, o IPEAD desenvolve pesquisas de preços de mercado, no atacado e varejo. As pesquisas de preços de mercado desenvolvidas pelo IPEAD seguem rigorosos padrões técnicos científicos e compreendem as etapas de especificação de itens ou produtos, definição do plano amostral de informantes, cadastro dos informantes, coleta e tratamento sistematizado dos preços.

A Pesquisa de Preços de Mercado vem sendo demandada por entidades públicas e privadas que utilizam os resultados para subsidiar decisões e atividades de compra, orçamento e planejamento.

Os resultados das Pesquisas de Preços de Mercado do IPEAD são disponibilizados, aos contratantes, por meio do PORTAL BANCO DE PREÇOS REFERENCIAIS, uma ferramenta própria elaborada para facilitar e agilizar o acesso às estatísticas de preços. Clique aqui e conheça, na íntegra, o Portal e suas vantagens.

Pesquisa de Preços de Medicamentos

Por meio de equipe multidisciplinar, experiente e capacitada, equipamentos e software próprio, o IPEAD desenvolve mensalmente uma pesquisa específica de preços de aproximadamente 24.000 medicamentos, tendo como referência a tabela de preços máximos estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – CMED/Anvisa.

Os resultados são disponibilizados, aos contratantes, por meio do PORTAL BANCO DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS IPEAD/UFMG, uma ferramenta inédita, estruturada para disponibilizar, aos gestores da Administração Pública Direta e Indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, parâmetros legais de preços de medicamentos para compras governamentais em todo o território nacional.

Clique aqui e conheça, na íntegra, o Portal e suas vantagens.

Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais

Com estrutura, software e equipe experiente e especializada, o IPEAD encontra-se capacitado para realizar pesquisas de avaliação, qualitativa e quantitativa, de políticas públicas e programas governamentais com o objetivo de subsidiar revisões e interveno governamentais nas políticas e programas já existentes, planejar e implantar novas políticas e programas.

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde

Por meio de equipe especializada, com experiência em construção de metodologias de pesquisas qualitativas, quantitativas e qualiquantitativas, o IPEAD acumula experiência e encontra-se preparado para realizar, com rigorosos padrões técnicos científico e baixo custo, Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde das diferentes operadoras de planos de saúde no Brasil.

Por meio desta pesquisa as operadoras poderão aumentar o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS mensurado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, conforme previsto na Instrução Normativa DIDES/ANS Nº 68 DE 11/05/2017, Art. 4º – A, que dispõe “As operadoras poderão realizar pesquisa de satisfação dos beneficiários relativa ao ano-base de avaliação do Programa de Qualificação de Operadoras, que será considerada no cálculo do IDSS”.

Índices / Sondagens

Índice de Confiança da Indústria

Com base nas experiências de geração de índices de confiança, o IPEAD encontra-se devidamente capacitado para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índice de Confiança da Indústria de uma determinada cidade ou região, dentro dos melhores padrões técnicos. Este índice tem a finalidade de explicitar as expectativas dos empresários do setor em relação a diversos aspectos conjunturais, captando, por exemplo, tendências de aumento ou redução nas atividades e número de postos de trabalhos em uma determinada cidade ou região.
O monitoramento mensal das expectativas dos empresários se torna uma ferramenta estratégica, dado que tem capacidade de captar com antecedência as tendências do setor, para subsidiar as entidades de classe e o Governo no planejamento, acompanhamento e proposições de revisões das políticas específicas do setor.

Índice de Confiança de usuários de serviços públicos e privados

Os gestores, públicos e privados, estão, cada vez mais, preocupados com a satisfação dos usuários dos serviços prestados por suas instituições. Neste contexto, o IPEAD se apresenta como uma instituição devidamente capacitada para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índices de Confiança de Usuários de Serviços, públicos (secretarias, prefeituras, secretarias de estado, governo de estado, agências reguladoras e empresas públicas) e privados.
O acompanhamento sistemático deste indicador tem como objetivo fornecer, aos gestores, informações necessárias para, além de conhecer de forma detalhada os níveis de satisfação, melhorar a qualidade do serviço prestado, levando em consideração a opinião de quem realmente é usuário do serviço.

Índice de Confiança do Comerciante e Prestador de Serviços

Com base nas experiências de geração de índices de confiança, o IPEAD encontra-se devidamente capacitado para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índice de Confiança do Comerciário e Lojista de uma determinada cidade ou região, dentro dos melhores padrões técnicos. Este índice tem a finalidade de explicitar as expectativas dos empresários do setor em relação a diversos aspectos conjunturais, captando, por exemplo, tendências de aumento ou redução nas atividades e geração ou fechamento de postos de trabalhos em uma determinada cidade ou região. O monitoramento mensal das expectativas dos empresários se torna uma ferramenta estratégica, dado que tem capacidade de captar com a devida antecedência as tendências do setor, para de subsidiar as entidades de classe e o Governo no planejamento, acompanhamento e proposições de revisões das políticas específicas ao setor.

Índice de Confiança do Consumidor

O IPEAD possui experiência significativa no desenvolvimento de metodologia e cálculo de índice de Confiança do Consumir - ICC. O ICC é um indicador cuja finalidade é explicitar a opinião dos consumidores em relação a diversos aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo, pagamento e poupança no curto, médio e longos prazos. Neste sentido, o ICC constitui-se em um indicador antecedente das atividades econêmicas.
O monitoramento do sentimento do consumidor, por meio do ICC, é estratégico para orientar o planejamento de estoques e investimentos no comércio varejista de uma determinada cidade ou região. Além disso, a metodologia do ICC, proposta pelo IPEAD, permite hierarquizar, mês a mês, as intenções de compra dos consumidores em relação a diversos grupos de produtos/serviços.

Índice de Preços Setoriais

Os índices de preços setoriais medem os custos específicos de determinados setores ou atividades. São indicadores econômicos utilizados como parâmetros nos processos de avaliação e concessão de reajustes de contratos com a administração pública (regulado pelo inciso XI, artigo 40 da lei 8.666/83) e também de contratos da iniciativa privada, na manutenção da saúde econômica dos contratos de venda de produtos ou prestação de serviços, na avaliação e concessão de reajustes em tarifas e serviços prestados sob a regulação de agências reguladoras e de acompanhamento sistematizado das alterações de preços de uma determinada cadeia produtiva ou setor da economia.
Com estrutura adequada, software e equipe especializada, o IPEAD encontra-se capacitado para prestar serviços técnicos especializados de identificação e/ou construção de índices setoriais.

Sondagem setorial

A Sondagem Setorial tem como objetivo avaliar o desempenho e perspectiva de determinado setor da economia. A Sondagem pode abranger os vários setores de atividades da indústria, do comércio e do serviço.
A Sondagem Setorial compreende as atividades de construção de indicadores específicos, desenvolvimento da metodologia de pesquisa, definição do plano amostral das empresas a serem pesquisadas, construção e validação do questionário, treinamento adequado e continuado da equipe executora, realização da pesquisa de campo de acordo com a série temporal proposta na metodologia, processamento e críticas dos dados, cálculo dos indicadores propostos e confecção dos relatários finais.
Por meio dos resultados da Sondagem Setorial, contemplados nos relatórios finais, as entidades de classe, as empresas e o Governo podem quantificar o desempenho e perspectiva do setor, identificar mudanças no desempenho e perspectivas, planejar ações e propor revisões nos planos e políticas existentes com o propósito de alcançar, de forma sustentada, o desenvolvimento do setor avaliado.

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