IPEAD

A Fundação IPEAD, entidade sem fins lucrativos, é credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – FACE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Instituída em 1948 como Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas, por iniciativa de professores da FACE/UFMG, com o apoio de instituições dos segmentos comercial, financeiro e industrial do Estado e convertida em fundação em 2003, a Fundação IPEAD possui reconhecimento nacional pelo desenvolvimento de metodologias que atendem aos mais rigorosos padrões científicos, além de produzir indicadores de acordo com critérios técnicos atualizados.

Em função de sua natureza estatutária e de suas finalidades, a Fundação vem sendo contratada por dispensa de licitação baseado nos termos do inciso XIII, do art. 24, da Lei 8.666 de 21 de junho de 93.

A Fundação IPEAD tem como principais finalidades promover e apoiar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, a transferência de tecnologia a educação e a cultura, abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e demais instituições apoiadas, além de efetuar pesquisas, estudos teóricos e aplicados, prestar serviços de consultoria e assessoria, ministrar treinamento especializado com o objetivo científico ou profissional, nas áreas de administração, ciências econômicas, demografia, ciências contábeis, controladoria e finanças e relações econômicas internacionais e outras áreas afins.

Nossos Parceiros

Direção

Conselho Curador

É o órgão máximo de deliberação da Fundação IPEAD, constituído por: – 3 (três) docentes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, indicados pela Congregação;
  • – 4 (quatro) membros indicados pelo Conselho Universitário da UFMG, perfazendo maioria da composição do Conselho Curador, sendo que um dos membros deverá provir de entidade científica, empresarial ou profissional, sem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais.
  • – 2 (dois) conselheiros suplentes designados pelo Conselho Universitário da UFMG que substituirão os conselheiros titulares em suas ausências e/ou impedimentos.

Conselho Diretor

É o órgão executivo e administrativo da Fundação IPEAD, constituído por:
  • – 1 (um) presidente, docente da Faculdade de Ciências Econômicas, de livre indicação do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, ouvida a Congregação;
  • – 4 (quatro) docentes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, indicados pela sua Congregação; observada a diversidade, preferencialmente com membros de departamentos diferentes;
  • – 2 (dois) conselheiros suplentes, designados pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG que substituirão os conselheiros titulares em suas ausências e/ou impedimentos.

Conselho Fiscal

É o órgão de controle interno da Fundação IPEAD, constituído por:
  • – 3 (três) integrantes titulares e 1 (um) suplente, nomeados pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, ouvida a Congregação.

Prof. Fabrício José Missio Presidente

Graduado em Ciências Econômicas e Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Mestre em Economia pela UFPR (2006) e Doutor em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Prof. Renato Mogiz Silva Superintendente Geral e Coordenador de Projetos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Especialista em Gestão Estratégica em Finanças pelo CEPEAD/UFMG (2001), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (2005). Professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação nos quais ministra disciplinas de Gestão de Projetos, Administração Financeira e Economia.

Site Anterior

© Copyright 1948-2023 Fundação IPEAD – Todos os Direitos Reservados
plugins premium WordPress